República Centro Africana: Bispo de Bangassou denuncia caos

O bispo de Bangassou, D. Juan José Aguirre, denuncia o autênticos "caos" provocado pelo "agravar dos confrontos nos últimos dias" na República Centro Africana. A Catedral daquela cidade acolhe cerca de "dois mil refugiados muçulmanos".

"Quase metade da população de Bangassou fugiu procurando refúgio na República Democrática do Congo" afirmou o prelado à Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

D. Juan José Aguirre dá conta de uma situação de absoluto caos, com “dois mil muçulmanos refugiados no pátio da catedral", que se encontra defendida por tropas das Nações Unidas. 

Os confrontos entre grupos armados, os Séléka, muçulmanos, e os anti-Balaka, constituídos como grupos de auto-defesa continua e tem vindo a intesificar-se nos últimos dias:

"Os confrontos tornaram-se maiores no passado dia 21 de Julho quando elementos pertencentes aos anti-Balaka terão sequestrado uma jovem muçulmana grávida. Em resposta quinze jovens muçulmanos extremistas sequestraram dois trabalhadores humanitários da Caritas local com as suas famílias", num total de cerca de trinta pessoas.

A própria Catedral foi sujeita a ataques que tentaram "incendiar o edificio da Igreja".

Há relatos de que as forças de manutenção de paz ao serviço das Nações Unidas têm vindo apatrulhar as ruas, procurando impedir, assim, novos confrontos na região.

Educris|26.07.2017



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades