Fátima: 4 mil "agradeceram" a Maria

«Obrigado Maria, 100 anos Contigo!» foi o tema do XVII Encontro Interescolas do 1º ciclo que hoje decorreu em Fátima. 4 mil alunos, mais de 450 professores, 14 dioceses, mais de 70 agrupamentos de escolas foram ao santuário mariano agradecer a "a vida" e "estar juntos num dia de festa" que finaliza as atividades desenvolvidas em sala de aula.

Ao Educris o coordenador nacional da disciplina, Fernando Moita, fez o balanço do enccontro:

"Quisemos vir a Fátima porque em ano de centenário são milhões os que aqui vem agradecer. Em primeiro lugar agradecer a vida e a alegria de cada um, depois agradecer o que cada um é para os outros. Por fim agradecer esta presença de Maria e de Deus na vida de cada um, esta dimensão da transcendência, do absoluto".

Para o responsável a adesão dos mais novos foi "espetacular porque as crianças estão numa fase em que acolhem, recebem, na simplicidade, a exemplo dos pastorinhos este mistério que é a própria vida".

O programa do dia contou com duas sessões no Centro Paulo VI onde os alunos participaram na apresentação do espetáculo «Principezinho» adaptação da obra homónima de Antoine de Saint-Exupéry. A manhã terminou com uma celebração na Basílica da Santíssima Trindade onde cada agrupamento apresentou um coração, elaborado com a criatividade dos mais novos e em diversos materiais.

"Este símbolo representa não só o centenário das aparições e a visita do Papa a este lugar mas também é simbolo do que é mais essencial na vida de cada um: na tradição Bíblica o coração é o lugar da sabedoria", sintetizou Fernando Moita.

Veja, na rede social Facebook, a galeria de imagens desta iniciativa.

Educris|26.05.2017

 




Newsletter Educris

Receba as nossas novidades