Vaticano: Sínodo dos Bispos dedicado aos jovens

«Os jovens, a fé e o discernimento vocacional» é o tema do próximo Sínodo dos Bispos, anunciou hoje a Sala de Imprensa do Vaticano. A escolha do Papa Francisco vem na sequência da exortação Amoris Laetitia  (ndr: A Alegria do Amor] e expressa a "preocupação pastoral da Igreja para com os jovens", lê-se no comunicado da Santa Sé.

A reunião dos bispos vai realiza-se em outubro de 2018 e  vem na "continuidade dos resultados das recentes assembleias sinodais sobre a família e do conteúdo da exortação pós-sinodal Amoris Laetitia. Destina-se a acompanhar os jovens no seu caminho de crescimento, para que, através de um processo de discernimento, possam descobrir o seu projeto de vida e realizá-lo com alegria, abrindo-se ao encontro com Deus e com os homens, e participando ativamente na edificação da Igreja e da sociedade", afirma a nota.

A próxima Assembleia geral ordinária do Sinodo dos Bispos acontece após dois encontros mundiais de bispos que em 2014 e 2015 debateram os temas da família e do matrimónio, respetivamente e trouxeram à luz do dia a exortação apostólica pós-sinodal A Alegria do Amor.

O Vaticano afirma "que a finalidade do próximo Sínodo é acompanhar os jovens no seu caminho existencial rumo à maturidade, para que, através de um processo de discernimento, possam descobrir o seu projeto de vida e realizá-lo com alegria, abrindo-se ao encontro com Deus e com os homens, participando ativamente da edificação da Igreja e da sociedade".

Ainda hoje a Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), orgão da Conferencia Episcopal para a educação dos mais jovens, publicou uma nota pastoral a propósito da Semana Nacional da Educação Cristã onde adgova uma mudança de paradigma na educação a partir da experiência cristã com o objetivo de tornar "os jovens protagonistas da história".




Newsletter Educris

Receba as nossas novidades