Leiria: Catequese apresenta proposta para a vivência do «Domingo da Palavra»

III Domingo do Tempo Comum assinala iniciativa

O Serviço Diocesano da Catequese (SDC) da Diocese de Leiria-Fátima apresentou hoje um conjunto de subsídios com propostas para a dinamização do «Domingo da Palavra» que se celebra no próximo dia 23 de janeiro.

“Queremos, como o Santo Padre propõe, ajudar as famílias e as comunidades a conhecer e aprofundar, cada vez mais, a Palavra de Deus, para assim compreender melhor o mistério de amor que dimana daquela fonte de misericórdia”.

As propostas desafiam os catequistas a “envolver as crianças ou adolescentes do seu grupo, e as suas famílias, na preparação  do  mesmo,  nomeadamente  com  o  envio,  pelos meios  digitais,  do  texto  bíblico  central  da  catequese  que  decorrerá  nessa semana”.

O SDC propõe, ainda, que “cada um faça um breve momento de oração a partir do texto bíblico, enviando uma ou duas questões para a meditação, e que orientem para o tema do encontro da catequese”.

Em família o desafio passa por “colocar a Bíblia num lugar de destaque, colocando uma vela e um crucifixo/imagem junto da mesma” para de criar “um ‘canto de oração’”.

SNEC associa-se a «Domingo da Palavra»

Nesta terceira celebração o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) associa-se à iniciativa “disponibilizando a um maior número de famílias e cristãos” a “Bíblia – Os Quatro Evangelhos e Salmos” a um preço reduzido (3,5 euros).

“O nosso objetivo é que as famílias, os catequistas, os jovens e os movimentos eclesiais a adquiram, acreditando que a leitura dos Evangelhos e a recitação/oração dos Salmos fortalecem o sentido da presença de Deus nas nossas vidas e no serviço aos outros”.

Durante as próximas duas semanas “as comunidades, famílias e catequistas” podem “adquirir este texto que conta com a aprovação da Conferência Episcopal Portuguesa” de modo que a “leitura dos Evangelhos e a recitação/oração dos Salmos" possa ser "uma oportunidade para redescobrirmos a beleza e os ensinamentos da Bíblia". 

Papa Francisco celebra Eucaristia

A Santa Sé (Vaticano) informa que o Papa Francisco preside, a 23 de janeiro, à eucaristia que assinala o Domingo da Palavra de Deus. Durante a celebração, que tem lugar às 9h30 locais, menos uma hora em Portugal continental, vai ser instituído o rito de leitor e, pela primeira vez, o ministério de catequista.

Educris|13.01.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades