Papa pede superação «da lógica fria do mercado» para «acabar com a fome» no Mundo

Mensagem de Francisco assinala Dia Mundial da Alimentação que hoje se assinala

O Papa Francisco pediu ontem a adoção de” soluções inovadoras na área alimentar” que permita “inverter o rumo atual” e criar “um sistema alimentar que esteja preparado para crises futuras”.

“É preciso adotar soluções inovadoras que possam transformar a forma como produzimos e consumimos alimentos para o bem-estar das pessoas e do planeta. Isto é imprescindível para acelerar a recuperação nos pós pandemia. Combater a insegurança alimentar e avançar até atingir todos os objetivos da agenda 2030”, afirmou o Papa numa mensagem divulgada pelo Vaticano.

Na missiva, dirigida ao presidente do Fundo Alimentar Mundial (FAO), Francisco sustentou que “cada um de nós tem a função de desempenhar um papel na transformação dos sistemas alimentares em benefício das pessoas e do planeta” e lamentou as simetrias que subsistem.

“É paradoxal que subsistam mais de 3 biliões de pessoas sem uma dieta nutritiva, ao mesmo tempo que 2 biliões sofrem de obesidade devido ao estilo de vida sedentário e a uma má alimentação”, afirmou.

No dia em que a FAO assinala o Dia Mundial da Alimentação 2021, que este ano se realiza sobre o tema «As nossas ações são o nosso futuro. Melhor produção, melhor nutrição, um meio ambiente e uma vida melhores», o Papa pediu “ações interligadas” para que “todos tenham acesso a dietas que garantam a máxima sustentabilidade do meio ambiente, adequadas e a um preço acessível”.

“Se não queremos colocar em risco a saúde do planeta e da população temos de favorecer uma participação ativa em todos os níveis e reorganizar os sistemas alimentares em conjunto”, garantiu.

Assinalando “o campo, o mar, a mesa e a redução do desperdício alimentar”, como “quatro âmbitos onde é preciso atuar”, Francisco pediu uma mudança “dos estilos de vida e consumo”.

“Devemos mudar verdadeiramente os nossos estilos de vida e praticas de consumo levando os produtores e consumidores a tomar decisões éticas e sustentáveis, e consciencializar as gerações mais jovens do importante papel para tornar realidade um mundo sem fome”, afirmou.

Para Francisco “a luta contra a fome exige superar a fria logica do mercado, centrado avidamente pelo mero benefício económico e pela redução dos alimentos a uma mercadoria afastando-se da lógica da solidariedade”, concluiu.

Educris|16.10.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades