Publicações: «Caroço de cereja», o novo livro de D. José Cordeiro

Bispo de Bragança-Miranda apresenta compilação das homilias da Missa Crismal

NO 20º aniversário da dedicação da Catedral, no passado dia 7 de outubro, a Diocese de Bragança-Miranda apresenta a mais recente publicação do seu bispo diocesano.

"«Caroço de Cereja. A propósito da Missa Crismal 2012-2021» é uma compilação das homilias da Missa Crismal proferidas na Catedral nestes dez anos", informa um comunicado enviado hoje ao EDUCRIS pelo Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese do Nordeste Transmontano.

No texto de abertura, D. José Cordeiro recorda a sua infância, em Parada, Alfândega da Fé, concelho que é reconhecido pelas amendoeiras em flor e pelas cerejas de enorme qualidade. 

"Sempre que comia as poucas cerejas que sobravam ou não serviam para o procedimento dos frascos em calda, costumava deixar o caroço na boca para prolongar o aprazível sabor da cereja branca. Também no dia da última Páscoa da minha querida mãe, Maria da Graça, 3 de junho de 2019, os vizinhos e amigos trouxeram a casa da família muitas e belas cerejas vermelhas. Nesse dia de Luz e de Paz, recordei-me dos tempos de infância", recorda o Prelado.

Nos últimos dez anos, a preparação e a celebração litúrgica da Missa Crismal, na igreja Catedral de Bragança-Miranda, «teve o efeito de caroço de cereja, girando na boca todos os dias do ano, como expressão da sinodalidade eclesial, a começar com a desafiante sinodalidade presbiteral», escreve D. José Cordeiro.

Além das homilias da Missa Crismal, o livro, cuja capa alude às 18 unidades pastorais da Diocese, conta também com a homilia da celebração dos 25 anos da sua ordenação presbiteral.

Dedicado ao presbitério da Diocese nordestina e a "todos que experimentam a Liturgia de nascente", «Caroço de Cereja» integra a coleção "Domus Ecclesiae" e está disponível nos serviços centrais da Cúria Diocesana, em Bragança.

Educris|15.10.2021




Newsletter Educris

Receba as nossas novidades