Leiria-Fátima: «Ser Catequista» chega aos catequistas nas suas vigararias

Serviço Diocesano de Catequese disponibiliza percurso formativo em quatro vigararias da diocese

Marinha Grande, Batalha, Leiria e Fátima são as quatro vigararia da Diocese de Leiria-Fátima que acolhem o «Ser Catequista», a primeira etapa da formação de catequistas em Portugal.

“Além da Escola Diocesana Razões da Esperança, no Seminário de Leiria, onde segue o ritmo quinzenal, às terças-feiras, às 21h00, com início ontem, dia 12 de outubro, temos já programado o mesmo percurso na vigararia da Marinha Grande, da Batalha, de Leiria e de Fátima”, explica o padre José Henrique Pedrosa, responsável pelo Serviço Diocesano de Catequese de Leiria-Fátima. 

Percurso de formação "Ser Catequista"

«Ser Catequista» é um itinerário de formação para a missão de suscitar, alimentar e acompanhar a fé dos catequizandos. Uma caminhada em 13 momentos, com o nome de Catequeses, que pretendem ser verdadeiros encontros com Jesus Cristo Ressuscitado, durante os quais se procura fortalecer a fé, acolher a identidade de discípulo missionário, e amadurecer o chamamento dos catequistas para o desafio evangelizador que assume na comunidade cristã. Na linha do novo Diretório para a Catequese, sem deixar de abordar alguns conteúdos essenciais da fé, e temas de pedagogia, para melhor saber e saber fazer catequese, esta formação centra-se naquela que é a dimensão mais profunda do catequista, o seu ser, ajudando-o a «amadurecer como pessoa, como crente e como apóstolo» (DpC 136).

Formação nas Vigararias

Na vigararia da Marinha Grande será semanalmente às segundas-feiras, com início a 11 de outubro, às 21h, no Centro Pastoral de Picassinos.

O percurso na vigararia da Batalha terá lugar no Centro Pastoral de Aljubarrota, duas vezes por semana, às quartas e sextas-feiras, também às 21h, com início a 15 de outubro.

A igreja da Quinta do Alçada, Marrazes, irá receber a formação a partir de 5 de janeiro de 2022, para a vigararia de Leiria, também no ritmo de duas vezes por semana, às quartas e sextas-feiras, às 21h.

No Centro Catequético, em Fátima, terá lugar a formação para a vigararia de Fátima, estando ainda a ser acertados os dias e horários em que se irá realizar.

 

Educris|13.10.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades