Lisboa: Cáritas diocesana apresenta «Programa LIGAR»

Iniciativa quer chegar a migrantes em situação de vulnerabilidade no Patriarcado de Lisboa

Chama-se «Programa LIGAR» e é amais recente aposta da Cáritas Diocesana de Lisboa para apoiar e integrar migrantes e refugiados na área geográfica da diocese lisboeta.

“Iniciámos este programa experimental no contexto do Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que se celebrou no dia 26 de setembro, a Cáritas Diocesana de Lisboa iniciou um programa experimental na área das migrações, com um grupo de voluntários das Conferências de São Vicente de Paulo”, explica a instituição católica em comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

A Cáritas considera que “a falta de assistência e acesso às redes locais acentua a vulnerabilidade das pessoas migrantes” e destaca a importância dos “agentes sociais” como “peças fundamentais para melhorar a capacidade dos migrantes aumentarem o seu conhecimento sobre os recursos e acederem aos seus direitos e deveres”.

O «Programa LIGAR» apresenta-se como “um programa gratuito de desenvolvimento e reforço de competências dos técnicos ou voluntários das organizações” e tem como “objetivo contribuir para o reconhecimento de possíveis bloqueios e dar acesso a recursos e ferramentas úteis para a otimização do trabalho efetuado com a população migrante”.

A Cáritas de Lisboa aceita “inscrições de todas as organizações de ação social e grupos de voluntários no âmbito geográfico do Patriarcado de Lisboa” para esta nova iniciativa solidária.

Os interessados podem inscrever-se no email [email protected]

Educris|13.10.2021

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades