Igreja: Um milhão de crianças rezam pela paz

Crianças de 136 países voltam a rezar, no próximo dia 18 de outubro, pela Paz

É uma iniciativa que se tem vindo a repetir de ano para ano sempre com um apoio crescente por parte de instituições e movimentos da Igreja em Portugal. Agendada para dia 18 de Outubro, a iniciativa “1 milhão de crianças rezam o Terço pela Paz” conta já com a adesão do Santuário de Fátima, da Rede Mundial de Oração do Papa, do Apostolado Mundial de Fátima, do Secretariado Nacional da Educação Cristã, e ainda de grupos e movimentos.

Organizada pela Fundação AIS a nível mundial, esta jornada de oração reuniu no ano passado crianças de pelo menos 136 países, entre os quais o Brasil, Síria, Iraque, México, Arménia, Papua Nova Guiné, Nigéria e República Democrática do Congo. Oficialmente, por terem confirmado a sua participação no ‘site’ internacional da Fundação AIS, houve em 2020 mais de 509 mil crianças em oração ao longo do dia 18 de Outubro. Este ano, calcula-se que será possível aumentar essa participação.

O Papa Francisco tem manifestado também a sua adesão a esta iniciativa. “Encorajo esta bela iniciativa que une crianças de todo o mundo, que vão rezar especialmente pelas situações de crise causadas pela pandemia”, disse o Santo Padre no ano passado. Significativamente, este ano as crianças vão rezar inspiradas também em palavras de Francisco. “A iniciativa gira em torno de São José, com citações da Carta Apostólica ´Patris corde` (com coração de Pai), escrita pelo Papa Francisco para marcar o Ano de São José no 150º aniversário de sua proclamação como Padroeiro Universal da Igreja, ano jubilar que se conclui no dia 8 de Dezembro deste ano”, explica o Cardeal Mauro Piacenza.

“A campanha incentivará as crianças a rezarem ´de mãos dadas com Nossa Senhora e sob a proteção de São José´”, diz ainda o presidente internacional da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre. O cardeal recorda que São José, como Patrono Universal da Igreja, “é um grande exemplo para nós de como Deus pode tornar todas as coisas boas através da nossa oração, da fidelidade e obediência à Sua Palavra”.

Depois de um ano marcado pela pandemia do coronavírus, cujas consequências ainda se reflectem no quotidiano de muitas populações em muitos países do mundo, a jornada de oração das crianças pela paz será uma oportunidade para refletir também sobre as outras “doenças” de que padece o mundo. Diz o cardeal Piazenza que são muitas as crises que afetam e ameaçam o Planeta.

“A fome, a pobreza, a corrupção, o terrorismo, a profanação da vida humana e a destruição da criação afectam milhões de pessoas”, completa o Presidente Internacional da Fundação AIS. 

Em anexo encontra o Cartaz desta iniciativa bem como uma carta dirigida a todas as crianças.

Educris|27.09.2021

 


Anexos:

Newsletter Educris

Receba as nossas novidades