Cultura: «Dias de Dante» assinalam 700 anos da morte do poeta italiano

Fundação Gulbenkian, e várias entidades parceiras, evocam vida e obra do criador da «Divina Comédia» num programa que se prolonga até novembro próximo

 «Visões de Dante. O Inferno segundo Botticelli» é o tema da exposição que hoje, dia 23 de setembro, é inaugurada na Fundação Gulbenkian, em Lisboa. A exposição apresenta uma seleção de manuscritos de edições raras da ‘Divina Comédia’, vindos da Biblioteca Apostólica Vaticana, da Biblioteca Nacional de Portugal, do Museu Gulbenkian, e da Coleção J. V. de Pina Martins, depositada na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Numa série de iniciativas que vão assinalar o sétimo centenário da morte do poeta italiano o cardeal José Tolentino Mendonça é o convidado da primeira conferência já nesta quinta-feira.

“É minha convicção que a ‘Divina Comédia’, sem prejuízo de outras propostas interpretativas, possa também ser lida como uma pedagogia poética e espiritual do olhar, como um itinerário de aprendizagem da visão”, escreve o cardeal português a propósito da conferência deste final de dia. Sob o tema «Todos somos chamados a construir visões – A Divina Comédia como pedagogia do olhar» a conferência tem lugar no auditório 2 da Gulbenkian, com transmissão em direto na página da Fundação a partir das 19h00.

No próximo sábado, 25 de setembro, também em Lisboa, decorre o colóquio internacional «Dante: um poeta do nosso tempo», onde se vai analisar o impacto da obra deste autor na cultura ocidental.

A Fundação Gulbenkian tem ainda previsto realizar um ciclo de atividades “Em redor da Exposição Visões de Dante”, para acompanhar a mostra com a participação de artistas e personalidades do mundo da cultura.

No Outono terá lugar um ciclo de encontros, «Lições sobre Dante», em que vários especialistas, discutirão aspetos fundamentais da obra de Dante.

A Fundação Gulbenkian realiza, ainda, um ciclo de eventos paralelos à exposição, com artistas e personalidades do mundo da cultura.

Os contributos científicos produzidos pelos intervenientes, nestas múltiplas iniciativas, serão recolhidos numa publicação que, além de recapitular o trabalho cumprido na realização deste projeto, pretende abrir novos horizontes de interesse e de investigação em torno da poesia dantesca.

Educris|23.09.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades