CEI/Budapeste: «Uma semana depois...», padre Pedro Manuel

Todos dos dias o padre Pedro Manuel, da Diocese do Algarve apresenta, aos leitores do site da Educação Cristã (EDUCRIS), um resumo dos trabalhos do Congresso Eucarístico Internacional, que decorre em Budapeste, em chave catequética

 

E já descansados da peregrinação interior e exterior que fizemos a Budapeste ao Congresso Eucarístico Internacional, continuam a ressoar as palavras do Santo Padre na missa da “Statio Orbis”: “Somos Servos, Pequenos e Peregrinos”, e justamente por isso, destinatários da graça que nos incendeia o coração e nos faz anunciar que o Senhor caminha connosco e nos alimenta na cruzada do dia-a-dia.

Foi para reavivar esta certeza que se viveu o último Congresso Eucarístico Internacional como jornada única de encontro pastoral e espiritual que a todos impeliu à intimidade com o Senhor! Chegámos realmente mais ricos às nossas dioceses e realidades eclesiais.

Agora, importa ter capacidade de viver o dom e mistério da Eucaristia traduzindo-a em actos de amor ao Senhor e à Igreja, na vida com os irmãos. Poderia deixar muitas notas e desafios deste CEI. Sem o mínimo de pretensão deixo alguns tópicos:

1. Fazer da Adoração Eucarística uma experiência que alimenta a nossa necessidade de Deus e nos faz perceber que tudo d’Ele vem, e tudo para Ele converge. Neste desafio é importante salientar a necessidade de estarmos com o Senhor para além do rito celebrativo ou de uma hora marcada por via de algum movimento;

2. Silêncio contemplativo e orante como meio de evangelização;

3. Vivência diária do mistério eucarístico e proximidade com a Palavra de Deus que alimenta a vida da Igreja e nutre a Fé; Como poderemos nós fazer da Eucaristia uma verdadeira oportunidade de (re)conversão das nossas catequeses? Poderemos a partir dos nossos esquemas, centrar ainda mais a palavra humana na palavra divina realmente presente na Santa Missa? - Talvez seja por aqui!…

O evangelho do domingo em que se encerrou o CEI terminava assim: “Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me. Na verdade, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a vida, por causa de Mim e do Evangelho, salvá-la-á”(Mc 8, 34-36).

Nisto temos nós o programa para as nossas opções pastorais! A Eucaristia é o sinal, Jesus o exemplo, sejamos nós a inspiração para os outros.

Padre Pedro Manuel, delegado da Diocese do Algarve ao CEI 2020 (em 2021)

Educris|20.09.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades