Vaticano: Conhecido o programa da viagem do Papa à Hungria e Eslováquia

Francisco visita países do centro europeu de 12 a 15 de setembro e encerra Congresso Eucarístico Internacional

O Vaticano divulgou hoje o programa da viagem apostólica do Papa Francisco à Hungria e Eslováquia, marcada para o próximo mês de setembro.

A viagem tem início a 12 de setembro, com a visita a Budapeste e a receção de boas-vindas. Segue-se um encontro com o presidente húngaro e com o primeiro-ministro, previsto para o Museu de Belas Artes local. Pelas 9h15 o Papa encontra os bispos da região e, no terminar do encontro, está previsto o primeiro discurso publico.

Num gesto com profundo significado ecuménico e promotor do diálogo inter-religioso, o Papa encontra-se com os representantes do Conselho Ecuménico das Igrejas e algumas Comunidades Judaicas da Hungria.

Pelas 11h30 preside à Eucaristia de encerramento do 52º Congresso Eucarístico Internacional, na Praça dos Heróis, em Budapeste, onde fará a homilia e rezará o Ângelus.

Da parte da tarde Francisco deixa Budapeste rumo a Bratislava onde deve chegar pelas 15h30 para nova sessão de boas-vindas e encontro ecuménico na Nunciatura Apostólica local. Ainda neste dia o Papa vai encontrar-se, em privado, com os membros da Companhia de Jesus (Jesuítas), que trabalham no território.

A 13 de setembro o dia começa com uma cerimónia de boas-vindas no Palácio Presidencial em Bratislava, e às 9h30, tem lugar a visita de cortesia ao presidente da Eslováquia, na Sala de Ouro do Palácio Presidencial de Bratislava.

Sensivelmente uma hora depois realiza-se o encontro do Papa com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático no jardim do Palácio Presidencial de Bratislava, onde vai proferir o seu segundo discurso no país.

 Às 10h45, o Santo Padre se encontrará com os bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas, seminaristas e catequistas na Catedral de São Martinho, em Bratislava, onde são esperadas novas palavras.

Às 16h00, o Papa visita, em privado, o "Centro Belém" em Bratislava, e, de seguida, vai manter um encontro com a Comunidade Judaica local.

O dia encerra com uma visita do presidente do Parlamento, e do primeiro-ministro, ao Papa qu deve ocorrer na Nunciatura Apostólica de Bratislava.

A 14 de setembro o Papa visita Košice onde vai presidir à Divina Liturgia Bizantina de São João Crisóstomo.

Da parte da tarde encontra-se com a comunidade cigana, no bairro Lunik IX, e preside a uma celebração com os jovens eslovacos, no Estádio Lokomotiva.

A 15 de setembro, último dia de visita oficial, o dia começa no Santuário Nacional de Sastin, que São João Paulo II visitou em 1995, com um momento de oração e a celebração da Missa.

A cerimónia de despedida, no Aeroporto Internacional de Bratislava, está marcada para as 13h30 locais.

Educris|21.07.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades