Leiria-Fátima: Catequese apresenta novidades para o novo ano pastoral

Plano e programa de atividades integra formação de catequistas e participação em iniciativas diocesanas

O Serviço Diocesano de Catequese (SDC) de Leiria-Fátima acaba de apresentar o «Plano e programa para 2021+2022» num ano que vai ser dedicado à «Comunidade, Ministérios e Eucaristia», acompanhando o lema do triénio pastoral da diocese.

“Sabendo que vivemos, ainda, num tempo de incerteza, propomo-nos tomar  a iniciativa  de  buscar  caminhos  e  soluções,  resistindo  à  tentação  da  imobilidade, assumindo o  desafio  de  incentivar  as  paróquias  e  os  catequistas  para  a  tarefa  da catequese” tendo em atenção “os tempos ‘novos’ e tomando-os como oportunos  para  reencontrar  a  sua  identidade  e  missão, nomeadamente  enquanto tempo de aprofundamento e formação”, explica o padre José Henrique Pedrosa, diretor do SDC de Leiria-Fátima.

O novo plano disponibiliza um “calendário de atividades”, bem como um “planeamento das Catequeses” e a “Agenda do Catequista”.

O ano catequético, na diocese de Leiria-Fátima, tem início a 19 de setembro com o Encontro Diocesano de Catequistas subordinado ao tema «Catequista; identidade, vocação e missão».

“Vamos refletir e analisar o novo Diretório para a Catequese, e apresentar o percurso de formação «Ser Catequista», que se constituiu como uma das apostas para a formação ao longo do próximo ano”, revela

Ao longo do ano o SDC vai “levar  esta  formação inicial  a  quatro  vigararias,  e  realizá-la  também  na  Escola  Diocesana  Razões  da Esperança,  com  o  projeto  de  nos  próximos  anos  percorrer  todas  as  vigararias  da diocese”, completa.

Educris|21.07.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades