Lamego: Alunos criam livro sobre a importância da Água

Iniciativa sensibilizou alunos para a importância da água e do perigo da sua poluição

Os alunos do 9º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas Pe. João Rodrigues de Sernancelhe, inscritos na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) criaram o livro «Rio Azul».

“Esta ideia surgiu dentro do âmbito do projeto eTwinning «Água, reflexo da vida» e reuniu a disciplina de EMRC e a disciplina de Educação Visual”, explica ao EDUCRIS Mário Rodrigues, docente de EMRC.

Ao longo do ano os alunos foram desafiados a “criar, inovar, realizar e concretizar ao escrever um livro sobre a importância da água e todos os malefícios da poluição para a água”, com particular destaque para “os rios Vouga e Távora”, cursos de água presentes e marcantes na região.

“Estes dois rios têm uma identidade com o concelho de Sernancelhe. O rio Vouga nasce na serra da Lapa e o rio Távora serpenteia por entre os vales do Pereiro e da Borralheira, trespassando o concelho”, reforça o docente.

Ao longo do ano os alunos “reconstruiram a história dos dois rios”, o que revelou “o novo de personalidades ligadas ao concelho”, como “Joaninha, uma pequena pastora ligada à lenda do santuário de Nossa Senhora da Lapa, o padre João Rodrigues Tçuzu, o intérprete, o missionário jesuíta que se destacou nas terras nipónicas quer a nível religioso, político, comercial como a nível da sua escrita; Lapa, que faz referência a um dos mais importantes santuários marianos”, ou “Fraga de Azevedo, médico e cientista” entre outros.

Para Mário Rodrigues o livro «Rio Azul» pretende “alertar para a importância da água na nossa vida, para os problemas ambientais e também para a história de um concelho que tantas personalidades viu nascer ao longo da sua existência” e é um modo de ajudar os alunos a “valorizar a ecologia” promovendo “mudanças de comportamentos na ação humana de modo que possa existir futuro de vida na Terra”, completa.

Educris|17.07.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades