Regina Coeli: «A Alegria é a marca do Cristão», papa Francisco

Francisco recordou, esta manhã, as mulheres "vitímas da violência" e explicou o significado de "permanecer no amor de Jesus" desafiando os cristãos a "servirem os mais pobres e necessitados"

Leia, na íntegra, a alocução do Santo Padre antes da recitação do Regina Coeli neste VI Domingo da Páscoa

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

 

No Evangelho deste domingo (Jo 15,9-17), Jesus, depois de se comparar, a si mesmo, com a videira e a nós com os ramos, explica qual é o fruto que dão aqueles que permanecem unidos a Ele: este fruto é o amor. Retoma, uma vez mais, o verbo-chave: permanecer. Convida-nos a permanecer no seu amor, para que a sua alegria esteja em nós e a nossa alegria seja plena (vv. 9-11). Permanecer no amor de Jesus.

Perguntamo-nos: Que amor é este no qual Jesus nos diz que permaneçamos para ter a sua alegria? Que amor é este? É o amor que tem origem no Pai, porque «Deus é amor» (1Jo 4,8). Este amor de Deus, do Pai, flui como um rio no Filho Jesus e por meio dele chega até nós, as suas criaturas. Com efeito, Ele diz: Assim como o Pai me ama, eu também vos amo» (Jo 15,9). O amor que Jesus nos dá é o mesmo com que o Pai o ama: amor puro, incondicional, amor gratuito. Não se pode comprar, é grátis. Doando-o a nós, Jesus trata-nos como amigos —com este amor—, fazendo-nos conhecer o Pai e envolvendo-nos na sua própria missão para a vida do mundo.

Para além do mais podemos perguntar-nos: o que devemos fazer para permanecer neste amor? Jesus diz: «Se guardares os meus mandamentos, permanecereis no meu amor» (v. 10). Jesus resumiu os seus mandamentos num só, este: «Amai-vos uns aos outros como eu vos amei» (v. 12). Amar como Jesus ama significa colocar-se ao serviço, ao serviço dos irmãos, como Ele fez quando lavou os pés dos discípulos. Significa também abandonar-se a si mesmo, abrir mão da própria segurança humana, dos confortos mundanos, para se abrir aos outros, especialmente aos mais necessitados. Significa colocar-se à disposição com o que somos e temos. Isto significa amar não em palavras, mas em ações.

Amar como Cristo significa dizer não aos outros "amores" que o mundo nos propõe: amor ao dinheiro - quem ama o dinheiro não ama como Jesus ama -, amor ao sucesso, à vaidade, ao poder ... Essas formas enganosas de "amor" afastam-nos do amor do Senhor e levam-nos a ser cada vez mais egoístas, narcisistas e arrogantes. A arrogância leva a uma degeneração do amor, a abusar dos outros, a fazer sofrer a pessoa amada. Penso no amor doentio que se transforma em violência - e quantas mulheres são vítimas de violência hoje! Isto não é amor. Amar como o Senhor ama significa valorizar a pessoa que está ao nosso lado e respeitar a sua liberdade, amando-a como ela é, não como queremos que ela seja, como é, gratuitamente. No fim de contas, Jesus pede-nos para permanecer no seu amor, para habitar no seu amor, não nas nossas ideias, não na adoração de nós mesmos. Quem mora no culto de si mesmo, mora no espelho: está sempre a contemplar-se. Jesus pede-nos para abandonar a pretensão de dirigir e controlar os outros. Não devemos controlá-los, mas servi-los. Abrir o nosso coração aos outros: isso é amor, doarmo-nos a eles.

Queridos irmãos e irmãs, onde conduz esta permanência no amor do Senhor? Para onde isso nos leva? Jesus diz-nos: «Para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa» (v. 11). O Senhor quer que a alegria que Ele possui, porque está em total comunhão com o Pai, esteja também em nós na medida em que estejamos unidos a Ele. A alegria de saber que somos amados por Deus, apesar das nossas infidelidades, faz-nos enfrentar as com fé as provações da vida, faz-nos atravessar as crises para sair delas melhores pessoas.  Ser verdadeiras testemunhas consiste em viver esta alegria, porque a alegria é o sinal característico do verdadeiro cristão. O verdadeiro cristão não está triste, tem aquela alegria dentro de si, mesmo nos momentos difíceis.

Que a Virgem Maria nos ajude a permanecer no amor de Jesus e a crescer no amor por todos, testemunhando a alegria do Senhor ressuscitado.

Tradução Educris a partir do original em Italiano

Educris|09.05.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades