«Ser Catequista»: 250 catequistas assinalam início da Quaresma com celebração «Online»

Iniciativa insere-se no itinerário «Ser catequista» e vai contar com “imposição de cinzas”

“Temos estado a percorrer este caminho formativo que nos leva ao encontro de Jesus Cristo. Amanhã, quarta-feira de cinzas, queremos ser comunidade orante assinalando, num momento de oração, o início da Quaresma”, sublinha a equipa de formação.

Cada participante vai ter consigo, nesta sessão online com início às 21h00, “uma pequena toalha, uma vela para ser acesa, uma Cruz, uma Bíblia e uma pequena porção de cinzas”, para a sua imposição em casa.

O «itinerário Ser Catequista» veio alterar o paradigma da formação dos agentes de pastoral e pretende “não apenas dotar os catequistas com as competências necessárias à sua missão”, mas levar à realização de um percurso “que os leve ao encontro com Cristo”.

“O «Ser Catequista, mais do que uma formação ou curso pretende dar a possibilidade de aprofundar o querigma, o primeiro anúncio na vida do próprio catequista para que também ele possa ser testemunha e acompanhe outros neste caminho do encontro. É como que uma catequese de adultos para os catequistas”, explicita D. António Moiteiro, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).

Apresentado em Fátima no passado mês de julho, mais de 250 catequistas, de todas as dioceses do país, tem realizado, desde janeiro, o itinerário formativo online.

Promovido pelo departamento de Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) o «Ser Catequista» vai formar “equipas diocesanas” que após realizarem “a experiência podem levá-la e percorrê-la com outros nas suas dioceses”, conclui.

Esta edição online termina a 24 de março com um fórum de reflexão e debate.

Educris|17.02.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades