JMJ 2023: Conferência digital reuniu 250 responsáveis de todo o mundo (C\vídeo)

D. Manuel Clemente enviou mensagem aos participantes do encontro

«Do Panamá a Lisboa – chamados à sinodalidade missionária» foi o tema do encontro digital que reuniu, de quarta-feira passada a este sábado, 250 responsáveis de conferências episcopais e movimentos juvenis internacionais para preparar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, marcada para 2023.

A iniciativa, da responsabilidade do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Santa Sé, contou com uma mensagem de D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, que desejou “um felicíssimo encontro” para o verão de 2023 marcado pelo empenho “na organização a médio prazo da JMJ” que se realiza em Lisboa.

“Que este caminho que faremos juntos seja um caminho muito realizador para todos, porque é exatamente no caminho que nos revelamos como discípulos de Jesus Cristo, que se fez para todos caminho, verdade e vida”, apontou.

Para o prelado 2023 pode parecer “que fica muito longe, mas não é, porque vai ser um tempo muito preenchido e vai parecer curto, tal é o empenho que todos estamos a pôr nesta realização”, sustentou.

Num fim de semana em que os símbolos da JMJ ‘mudam’ de mão, o cardeal-patriarca de Lisboa deu conta das tarefas da organização portuguesa e destacou a ida da delegação portuguesa a Roma como um marco para “um outro ritmo” na preparação do encontro.

“A Jornada Mundial da Juventude começa agora a ter, um outro ritmo com a receção e a peregrinação dos símbolos, a Cruz das Jornadas e o ícone de Nossa Senhora”, referiu D. Manuel Clemente.

“Esta peregrinação, mesmo que nem todos tenhamos acesso direto a esses símbolos, até ao momento da Jornada, lembra-nos que ela anda toda à volta do que é essencial, ou seja, de Jesus Cristo e da sua Mãe, Nossa Senhora”, reforça.

Neste Domingo, pelas 10h00 locais (menos uma hora em Lisboa), realiza-se a Eucaristia onde os símbolos da JMJ são entregues à delegação portuguesa pela sua congénere do Panamá que acolheu o encontro em 2019. É possível acompanhar a celebração através do canal 1 da RTP em direto.

A delegação portuguesa recebeu uma mensagem do arcebispo do Panamá, D. José Domingo Ulloa: “Unimo-nos à grande alegria dos jovens do mundo inteiro por ocasião da passagem dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude para a Igreja de Portugal”.

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida convida os jovens de todo o mundo a “participar espiritualmente no início da peregrinação dos símbolos da JMJ”, usando a hashtag #takeupthecross para partilhar publicações nas redes sociais.

“No dia da Festa de Cristo Rei, a Cruz da JMJ, que há 36 anos acompanha os jovens de todos os continentes com sua mensagem de Redenção, irá mais uma vez em peregrinação pelas ruas do mundo, rumo à JMJ 2023 em Lisboa”, refere o organismo.

Educris|21.11.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades