FNAPEC aponta desafios na educação

Disponibilizamos, a todos os interessados, um comunicado da Federação Nacional de Associações de Escolas Católicas (FNAPEC) dirigido a todos os pais e comunidade educativa das escolas católicas de todo o país.

"A nossa Federação Nacional de Associações de Escolas Católicas (FNAPEC) integra as Associações de Pais que se foram formando em cada uma das escolas católicas do nosso país.

A nossa motivação e pontos de união não se traduzem em meros interesses económicos ou políticos. O que de facto nos deve unir é a nossa vontade coletiva de desejarmos e ambicionarmos uma educação de qualidade superior para os nossos filhos, assente em princípios e valores sociais e católicos.

Foi seguramente com este perfil de pensamento que foram fundadas as associações de pais das escolas católicas e posteriormente, a um nível mais global, a Federação Nacional.

No passado dia 20 de outubro decorreram as eleições para os órgãos sociais da FNAPEC. Foi num verdadeiro espírito de missão e conscientes das responsabilidades, que a Associação de Pais Colégio Conciliar Maria Imaculada (APCCMI) de Leiria (Cruz da Areia) assumiu a direção da FNAPEC.

Caros colegas, temos atualmente vários desafios, impostos não só pelas políticas de educação que têm sido adotadas pelos sucessivos governantes, mas também pelas restrições orçamentais com que o país está a ser confrontado a vários níveis. O momento é particularmente sensível, na medida em que a "refundação" das tarefas do Estado, onde se inclui a educação, está na ordem do dia. Nesse contexto, é previsível que se voltem a discutir modelos de funcionamento das escolas do ensino privado e/ou cooperativo com (ou sem) contratos de associação.

É neste contexto que em nome da defesa do futuro dos nossos estudantes, da sua educação e formação, a APCCMI enquanto membro da direção da FNAPEC, vos desafia a se juntarem a nós dando força à nossa causa: a educação é um património e um ativo que não pode nem pode estar ao dispor de movimentações políticas e económicas. A educação é, e será sempre, o ADN de qualquer sociedade, pelo que de nada valerá ter um défice ou contas equilibradas se nos arriscarmos a perder a nossa identidade, o nosso potencial, em suma, o nosso futuro.

As Escolas Católicas em Portugal tem uma longa e rica história, existindo muito antes de qualquer partido político há muitos mais anos do que a grande maioria dos partidos políticos. Os seus estudantes, os nossos filhos, não são nem nunca foram privilegiados. Antes pelo contrário. Atentos à dinâmica e aos requisitos da sociedade em que vivemos, estas escolas, as NOSSAS ESCOLAS, preocuparam-se continuamente não só em formar com qualidade científica e pedagógica, mas também formar para a vida e educar os valores católicos.

Caros pais, caros colegas, esta é a nossa causa. Lutar para que a nossa sociedade tenha a informação necessária para poder distinguir o "trigo do joio", para saber distinguir realidades bem distintas, de modo a não comprometer nem as nossas escolas nem os nossos estudantes.

Este é pois o nosso momento. É o momento da FNAPEC se afirmar na defesa dos interesses daqueles que mais amamos - os nossos filhos e o seu futuro.

Nesse sentido, contamos com todas as Associações de Pais já formalmente constituídas. Apelamos igualmente às Direções das escolas onde ainda não existam associações de pais, para que apoiem a sua criação, permitindo assim que em cada escola haja uma representação formal dos pais. O contributo que uma associação de pais pode dar na "vida" da comunidade escolar é imenso, havendo seguramente muitos aspetos positivos na sua existência formal.

Em breve contamos dar mais noticias e informações, nomeadamente acerca do nosso sítio na web bem como de ações que os atuais órgãos sociais pretendem levar a cabo no âmbito do nosso quadro de atuação.

Cordiais saudações

Filipe Mota Pinto

(Direção da APCCMI, Direção da FNAPEC)

Leiria, 3 de janeiro de 2013



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades