Bento XVI: Escolas católicas devem promover unidade entre fé, cultura e vida

O Papa recebeu, no passado Sábado, os bispos dos estados brasileiros do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que se encontram no Vaticano em visita "ad Limina".

Na sua alocução, Bento XVI referiu-se à importância da cultura, ressaltando «que o pensamento se dirige para dois lugares clássicos onde a mesma se forma e comunica - a universidade e a escola - fixando a atenção principalmente nas comunidades académicas que nasceram à sombra do humanismo cristão e nele se inspiram, honrando-se da designação de ‘católicas'».

A escola, assinalou o Papa, é chamada a promover a «unidade entre fé, cultura e vida, que constitui a finalidade fundamental da educação cristã». Este objectivo deve ser concretizado através de uma «convicta sinergia com as famílias e com a comunidade eclesial».

Os estabelecimentos de ensino católicos não podem ser concebidos separadamente das outras instituições educacionais. Eles desempenham «um serviço de «utilidade pública», que não é «reservado apenas aos católicos, mas aberto a todos os que queiram usufruir de uma proposta educacional qualificada», indicou o Papa.

Bento XVI citou o artigo 26.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, onde se estabelece que «os pais têm direito de prioridade na escolha do género de educação a ser ministrada aos próprios filhos».

«O empenho plurissecular da escola católica - explicou o pontífice - situa-se nesta direcção, impelido por uma força ainda mais radical, ou seja, a força que faz de Cristo o centro do processo educacional».

Depois de agradecer às congregações religiosas que criaram universidades prestigiadas no Brasil, Bento XVI declarou que estas «não são uma propriedade de quem as fundou ou de quem as frequenta, mas expressão da Igreja e do seu património de fé».

A intervenção do Papa incluiu uma alusão ao 25.º aniversário da Instrução "Libertatis nuntius", da Congregação para a Doutrina da Fé, sobre alguns aspectos da teologia da libertação.

Com Rádio Vaticano

Webmaster|2009-12-06|14:44:19



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades