EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Crianças foram protagonistas no dia dos Beatos de Fátima

Para a festa litúrgica dos Beatos Francisco e Jacinta Marto, a 20 de Fevereiro, o Santuário de Fátima propôs o programa que vem desenvolvendo desde Dezembro de 2009: "Um dia com as crianças", uma iniciativa que sugere momentos de oração, celebração e catequese, sempre no terceiro sábado de cada mês.

Participaram algumas crianças de localidades vizinhas do santuário e muitas outras que se encontravam na Cova da Iria em peregrinação com as suas famílias.

Durante a manhã, após o acolhimento inicial, celebrou-se a Eucaristia na Igreja da Santíssima Trindade.

Esta Missa teve como intenções especiais, à semelhança daquilo que foi o propósito de vida dos Pastorinhos de Fátima, a oração pelo Papa "para que seja protegido nos momentos de maior perigo e sofrimento"; por todos os que andam afastados de Deus, "para que aprendam a rezar e se convertam"; pelos "pais, professores e catequistas, para que ajudem as suas crianças a crescer em candura e simplicidade" e pelos "doentes do mundo inteiro, para que encontrem refúgio, conforto e protecção em Nossa Senhora e nos pastorinhos beatos Francisco e Jacinta".

Com as crianças como grandes protagonistas do Dia dos Beatos, o Reitor do Santuário, que presidiu às celebrações, dirigiu-lhes toda a homilia.

"Estamos a celebrar esta festa, como já sabemos, de duas crianças, Francisco e Jacinta. (...) Sentimo-nos muito felizes e orgulhosos! Essas crianças são da nossa terra! São de Aljustrel, são de Fátima, são de Portugal!", disse.

De forma simples, em jeito de diálogo, o Padre Virgílio Antunes explicou o grande desafio que se coloca a todas as crianças, porque "têm a promessa de Jesus para entrar no reino dos céus", proposta também lançada aos adultos que procuram servir a Deus: "Vamos procurar que não haja mal nenhum nos nossos corações, nem inveja, nem preguiça na escola para fazer os nossos deveres, nem má vontade para fazer aquilo que o pai e a mãe nos dizem, nem guerrinhas entre os colegas, nem desentendimentos nos nossos jogos, no recreio ou em casa".

O Reitor sublinhou as virtudes da oração e do sacrifício nas vidas de Francisco e Jacinta e o momento da beatificação das duas crianças.

"Dá a impressão que a sua oração chegou tão longe que foi exactamente o Santo Padre, o Papa, que veio aqui a Fátima há dez anos, no ano 2000, para dizer que estes meninos Francisco e Jacinta foram uns heróis, apesar de serem crianças. Ele fez aquilo que se chama a beatificação, veio dizer que são duas crianças de Deus com o coração cheio de amor, como os mais pequeninos, sem maldade nenhuma".

No final Missa, as crianças foram chamadas à zona do altar para receber a bênção.

Seguiu-se um momento de catequese e, de tarde, continuaram as actividades do "Um dia em peregrinação", nomeadamente a adoração Eucarística, na Capela da Morte de Jesus, e a despedida de Nossa Senhora de Fátima, na Capelinha das Aparições.

Webmaster|2010-02-22|14:34:55|Agência Ecclesia




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |