Algarve: Catequese de Albufeira com dinâmicas em época de Covid-19

Comunidade algarvia apresenta «boas práticas em tempo de isolamento social»

O fim da catequese paroquial, causada pela pandemia, provocou, “um problema na comunidade de Albufeira e uma oportunidade”, explicou ao Educris a catequista Filipa Rodrigues, da paróquia de Albufeira.

“Durante duas semanas ficámos sem catequese, sem eucaristia, sem comunidade. Cada um em sua casa, rezando e assistindo às várias propostas que, entretanto, foram aparecendo nas redes sociais e na televisão”.

Para esta comunidade cristã do Algarve, a” urgência de fazer algo para estarmos com os nossos catequizandos” despertou “uma oportunidade”.

“Desde o início que apostámos na catequese familiar e temos tido bastantes frutos desta medida. Apoiados nela, e com a coordenação do nosso responsável paroquial pela catequese começámos a chegar às famílias e às crianças e adolescentes, através das redes sociais”, explica.

Todas as semanas “cada catequista lança um tema ao grupo com duas indicações. Uma com um a fazer e outra com o ‘não esquecer’”, aponta.

Nesta semana o desafio, “primeiramente lançado a cada grupo e depois partilhado no Instagram e no Facebook da catequese”, vai “refletir sobre o sinal da cruz”.

“Os catequistas propõem um trabalho de catequese relacionado, por um lado com aquilo que as crianças têm vindo a aprender - o sinal da cruz, e por outro com a Quaresma. Será como que a cruz da família que tínhamos pedido para a Festa dos Passos que infelizmente não pudemos viver este ano”, aponta.

Diariamente em www.educris.com, vamos partilhar “boas práticas” e reflexões catequéticas em tempo de pandemia, com comunidades paroquiais de norte a sul do país.

Siga-nos com a hashtag #catequesenãopára

Envie-nos a sua experiência para [email protected]

Outras propostas de catequese em casa

Paróquia de Vila Nova, ilha Terceira

 

Catequeses com o Bispo Nuno

Catequese em nossa Casa

Porto: Sessões «Say Yes, aprender a dizer sim»

Educris|19.03.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades