EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Viana do Castelo acolhe 58º Encontro Nacional de Catequese

Iniciativa reúne responsáveis diocesanos da catequese e quer dar continuidade aos trabalhos de formulação de um plano de formação para catequistas

«Ajudar os catequistas a SER – uma missão diocesana prioritária» é o tema da iniciativa que se realiza, de 10 a 13 de abril, na diocese de Viana do Castelo.

Promovida pelo Departamento da catequese do SNEC, o 58º Encontro Nacional de Catequese (#ENC19) realiza-se “na continuidade do ENRC de Setúbal” e pretende “refletir sobre a dimensão do Ser catequista hoje e as implicações numa ação diocesana concreta e concertada”, afirma Cristina Sá Carvalho coordenadora do departamento de Catequese no Secretariado nacional da Educação Cristã (SNEC).

São esperados no Centro Pastoral diocesano de Darque, cerca de sete dezenas de agentes pastorais da catequese. O programa começa a 10 de abril com um encontro entre os participantes e os responsáveis do SNEC pela Catequese.

A 11 de abril iniciam-se os trabalhos com a conferência «A formação de catequistas na missão diocesana», proferida por D. António Moiteiro Ramos, Bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).

Às 11h30 a catequeta Luísa Boléo, do setor da catequese de Lisboa, reflete o tema «Apresentar as bases bíblico-teológicas imprescindíveis ao catequista, Luísa Boléo.

Da parte da tarde o padre José Henrique Pedrosa, responsável pela catequese na diocese de Leiria-Fátima, reflete sobe o modo como «Iniciar o catequista na Pedagogia de Jesus».

A terceira palestra do dia inicia-se pelas 16h30 e conta com a apresentação do padre Tiago Neto, responsável do setor da catequese de Lisboa e do diácono Paulo Campino, responsável da catequese na diocese de Santarém.

No dia 12 de abril o ENC19 inicia-se com a oração de Laudes.

Pelas 9h30 Cristina Sá Carvalho apresenta o tema «Conhecer os destinatários da catequese e o seu contexto».

Às 10h30 o padre José António Gonçalves, coordenador do Secretariado da Educação Cristã da Infância e Adolescência da diocese de Portalegre-Castelo Branco reflete o tema «Aprender a explorar os itinerários catequéticos e o contributo formativo dos materiais para a catequese».

Após o almoço D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo, analisa o tema «A Catequese de Adultos e a formação dos catequistas, um desafio à conversão permanente».

O dia termina com a eucaristia na Sé de Viana do Castelo.

No dia 13 de abril os participantes rezam laudes seguindo-se um itinerário cultural na região do alto Minho.

Como habitualmente o portal EDUCRIS disponibilizará as conferências do encontro e acompanhará ao minuto as principais incidências do encontro com resumos diários e acompanhamento nas redes sociais

Educris|31.03.2019




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |