Fátima: Lotação esgotada nas Jornadas Nacionais de Catequistas

19 dioceses vão estar representadas na iniciativa que decorre em Fátima de 27 a 29 de outubro de 2018.

 

Lotação esgotada nas Jornadas Nacionais de Catequistas 2018. A Sala Bom Pastor, em Fátima, atingiu ontem a sua capacidade máxima para a formação que vai refletir e analisar as «Dimensões da formação» para o catequistas de hoje.

A inciiativa, que acontece no encerramento da Semana Nacional da Educação Cristã, vai contar com mais de seis centenas de catequistas , e tem como ponto de partida a carta pastoral publicada pela Conferência Episcopal Portuguesa em maio passado.

"Esta carta constituiu-se base para o trabalho catequético dos próximos anos e queremos, em contexto de jornadas, dá-la a conhecer a todos os catequistas", afirmou, ao Educris, D. António Moiteiro, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF):

"Quisemos, com estas jornadas, dar a conhecer a nova Carta Pastoral, e darmos a oportunidade, aos catequistas, de criarem momentos de intimidade com Cristo em vários momento de oração que vamos ter. No domingo vamos ter um conjunto de ateliers temáticos que vão permitir aos agentes de catequese conhecer a fundo os lugares de encontro com Jesus Cristo, os destinatários e os mediadores do encontro", apontou.

Este ano "queremos refletir sobre a importância da formação para o catequista nas suas várias dimensões".

O prelado vai iniciar os trabalhos, na noite da próxima sexta-feira, com o tema «O Plano de Formação de Catequistas 2018, apresentação».

No dia 27 de outubro, sábado, a manhã inicia-se com a conferência «As dimensões querigmática e mistagógica da catequese», pelo P. Joaquim Nunes Ganhão, Diretor do Secretariado da Liturgia da diocese de Santarém. Durante a tarde de sábado, Maria Luísa Boléo, da Catequese do Patriarcado de Lisboa, abordará o tema «Primeiro Anúncio e Discipulado – Objetivos, Conteúdos e Pedagogia», seguindo-se uma exemplificação prática do Tema 1 do Curso “Ser Catequista Hoje”.

O dia termina com a conferência «A Palavra de Deus lida, refletida e rezada», proferida pelo padre Armindo Vaz, da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

À noite o Terço e Procissão na Capelinha das Aparições, vão ser presididos por D. António Moiteiro.

No domingo, dia 28, o diácono Paulo Campino, Diretor do Secretariado Diocesano da Catequese de Santarém, analisa o tema «Catequista: discípulo e acompanhante».

As conclusões do encontro vão ser apresentadas pelas 11h15 estando a cargo do padre Tiago Neto, Irmã Margarida Abreu e padre José António Gonçalves.

AS JNC18 encerram os trabalhos na eucaristia que tem lugar na Basílica da Santíssima Trindade e é presidida por D. António Moiteiro,  Bispo de Aveiro e Presidente da CEECDF.

Educris|25.10.2018



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades