EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

D. José Ornelas: A narração é vital para a existência de discípulos

Bispo de Setúbal abordou, na primeira parte da sua preleção, a necessidade de uma catequese onde a narração implique a pessoa no hoje da sua história.

 

Na conferência, que proferiu esta manhã, subordinada ao tema «O discipulado no Novo testamento», D. José Ornelas começou por apontar a “narração como vital na história da salvação”:

“Reparem que a narração está na génese do próprio povo judaico. A Páscoa é isso mesmo. A narrativa da salvação e da libertação de um povo”.

No início dos trabalhos do 57º Encontro Nacional de Catequese o Bispo de Setúbal lembrou a importância de uma narrativa atualizada na catequese de hoje:

“Fazemo-lo hoje narrando e anunciando a história das maravilhas de Deus. O evangelho é uma narração catequética da vida de Jesus. O credo, é, ele mesmo, uma narração, um fazer memória, uma atualização do hoje da salvação”.

Para o prelado “o evangelho é uma narração que pega na história e lhe dá sentido” sendo fundamental percecionar “a ordem e o caminho, em progressão que ele convida a fazer”:

“O caminho de discipulado assenta na pregação de Jesus. Não basta contar a história. É necessário lê-la e fazer caminho. É preciso chegar ao hoje, senão não nos implicamos. Para que seja a história da vida”, apontou.

“No ato catequético é vital contar a história da salvação com a nossa história para nos sentirmos implicados na narrativa. Deste modo entramos dentro da própria história de Jesus e fazemos aí a nossa história”.

Olhando para Jesus e “para o modo como ele ensina” D. José Ornelas convidou os responsáveis de catequese a repararem “como Jesus sempre que tem de explicar alguma coisa conta uma história”.

“Tornemos a nossa catequese cada vez mais narrativa: A narrativa da nossa vida na narrativa bíblica”, exortou.

“A história do discipulado começa com o ser chamado, enviado. Uma ligação direta com alguém que me conhece e me chama.”

Educris|04.04.2018




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |