EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

JNC17: Prioridades para a catequese em Portugal

D. António Moiteiro, presidente da CEECDF, indicou a formação de catequistas, novos recursos para a catequese da adolescência e um itinerário para os adultos como prioridades para a catequese portuguesa.

Nas jornadas do setor, que decorrem em Fátima, o prelado abordou o tema «Linhas programáticas para a Catequese».

Perante mais de 600 catequistas vindos de todo o país o presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) congratulou-se “pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos” nesta área da educação cristã e apresentou a Carta Pastoral da Conferencia Episcopal Portuguesa editada em maio sob o tema «Catequese: A Alegria do Encontro com Jesus Cristo».

O também bispo de Aveiro apresentou como prioridades para próximo triénio a “formação de catequistas, a catequese da adolescência e um novo percurso estruturado para a catequese de adultos”.

“Precisamos de reorganizar a catequese de acordo com o mundo que hoje necessita de Jesus. Não há muitos anos o ambiente social propiciava, de maneira mais ou menos clara e efetiva, o despertar da fé nas pessoas. Hoje a realidade pede-nos que este despertar da fé seja realizado em catequese. Sem isto nunca poderemos transmitir a fé”.

Ouça, na íntegra, a conferencia de D. António Moiteiro.



Recursos:
JNC17: «Linhas programáticas para a Catequese»:
Áudio: «Linhas programáticas para a Catequese»:
Áudio: «Linhas programáticas para a Catequese»

Ouça e leve consigo a conferência «Linhas programáticas para a Catequese» proferida por D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) nas Jornadas Nacionais de Catequistas 2017.




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |