Santarém: Catequese organiza curso de formação para coordenadores

Iniciativa decorre até ao próximo dia 20 de junho e conta com 60 catequistas que procuram "apreender ferramentas mais eficazes para a gestão e coordenação das catequeses paroquiais".

 

O Secretariado Diocesano da Catequese da Infância e Adolescência, em comunicado enviado hoje ao Educris, explica que "o objetivo primeiro deste curso é o de habilitar os catequistas a desempenharem melhor a missão de coordenação".

O documento lembra que "a coordenação da catequese não é um facto meramente estratégico" mas evangelizador e por isso "a ação evangelizadora deve ser bem coordenada, porque tem como objectivo a unidade da fé, que, por sua vez, sustenta todas as acções da Igreja", afirma o a missiva citando o Diretório Geral da Catequese no seu número 272.

O primeiro encontro de formação realizou-se no passado dia 4 de fevereiro e debruçou-se sobre "o ser, o saber e saber fazer do catequista", "quem pode ser ou quem não pode ser catequista" e a gestão do "grupo de catequistas".

O segundo encontro vai realizar-se no próximo dia 11 de março. Os catequistas vão refletir sobre os temas "identidade e função do Catequista Coordenador e da Equipa Coordenadora Paroquial de Catequese"; "a missão do Catequista Coordenador e da Equipa Coordenadora Paroquial de Catequese", e a "espiritualidade do Catequista Coordenador e da Equipa Coordenadora Paroquial de Catequese".

A 1 de abril realiza-se a terceira etapa da formação com os temas: "A Comunidade como lugar, origem e meta da catequese"; "Relação comunidade paroquial e comunidade diocesana" e a "formação de catequistas".

A 6 de maio os catequistas vão receber formaçao em novos projetos como a "escola paroquial de pais", a "catequese familiar" e a preparação de "reuniões de pais".

O último encontro fica marcadao para dia 24 de junho com os temas: "Os recursos Catequéticos"; "as festas no itinerário Catequético" e as questoes da "planificação e avaliação do ano de catequese".

No total os cerca de 60 catequistas inscritos representam 25 comunidades da diocese de Santarém.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades