EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Guarda realiza "Jubileu dos Adolescentes" com gestos na comunidade

No passado dia 30 de abril o encontro diocesano de Adolescentes, da diocese da Guarda, transformou-se em Jubileu dos Adolescentes e contou com ações concretas junto das comunidades mais necessitadas num sinal "de misericórdia para os que se encontram nas periferias".

Organizado pelo Departamento Diocesano da Catequese da Infância e da Adolescência, sob o tema "Crescei misericordiosos como o Pai", cerca de uma centena de adolescentes  realizaram a atividade ""Sentidos da Misericórdia","na qual os adolescentes foram convidados a passar a manhã em várias instituições da cidade da Guarda onde poderem, eles próprios, fazer parte da ação misericordiosa da comunidade, conhecendo a missão das instituições e posteriormente fazer uma visita à mesma, interagindo com os utentes  e dando um pouco de si, nas diferentes realidades."

A partir do Seminário, em diferentes grupos, espalharam-se pela cidade, à procura de efetivarem os sentidos da misericórdia, nas várias instituições, como a Casa de saúde Bento Menni, Centro de acolhimento de S. João de Deus, Aldeias S.O.S, Fundação João Raimundo e o Nascer da Cáritas diocesana.

Depois de algum tempo passado, nas instituições acima referidas,  os adolescentes dirigiram-se para a Catedral, onde depois da entrada solene pela porta santa, D. Manuel Felício, bispo da diocese da Guarda, os aguardava para a festa da eucaristia.

Na sua homilia, e  partindo da carta que o Papa Francisco escreveu aos adolescentes neste Jubileu Extraordinário,do bispo diocesano reforçou o convite ali feito para a grande festa de vivermos como irmãos, que a tomada de decisões importantes, nesta fase da vida, não dissociar o crescimento físico do crescimento espiritual. Desafiou todos os presentes a seguirem o apelo do Papa Francisco:"Sede corajosos, contra a corrente. Sede amigos de Jesus”.

Experiência na Aldeia SOS

Daniela Santos, uma das adolescentes presentes na iniciativa, recordou, ao EDUCRIS, a sua experiência: "Na aldeia SOS tivemos a enorme regalia de poder conhecer algumas das crianças que lá habitam. Conhecemos uma criança fantástica, com uma grande força de vontade e energia. Cantou para nós, recitou-nos e ofereceu-nos cópias dos seus poemas. Foram chegando mais crianças e podemos também conhecer algumas das mais novas, também muito simpáticas e acolhedoras, que nos receberam com um abraço. Foi sem dúvida alguma uma experiência incrível, que se pudesse voltava a repetir", afirmou a adolescente.

Para esta adolescente a iniciativa "enriqueceu-me e ultrapassou todas as ideias que tinha sobre o assunto" permitindo "percecionar a necessidade de levar a misericórdia para o meu dia-a-dia".

Experiência no Lar São João de Deus

Um grupo de adolescentes visitou o lar de São João de Deus. Os adolescentes, em avaliação, afirmaram que a experiência "mudou o nosso olhar": "Vimos pessoas com muitos problemas, alguns não se podiam mexer. Percebemos que existem pessoas que bastam a nossa atenção para elas ficarem a sorrir, apesar do sofrimento. Vendo as dificuldades daquelas pessoas foi impressionante conseguir tirar-lhes um sorriso do rosto e ajudar a enaltecer o dia deles".

“Aprendi que é importante dar um pouco do meu tempo para fazer a diferença”, referiram os adolescentes da catequese de Paranhos.

Casa de Saúde São Bento Menni: A experiência da superação das dificuldades pelo amor

Outro grupo de adolescentes visitou a Casa de Saúde de São bento Menni. Para estes jovens o dia foi uma oportunidde de "fazer a experiência de certos valores que os homens costumam desprezar" e um momento e lugar "onde as dificuldades de cada um são vencidas e superadas com carinho e amor". O grupo aqui presente destacou "o carinho e a atenção com que irmãs Hospitaleiras tratam os doentes" e mostram-se conscientes de que "devemos acolher as pessoas com dignidade, respeito e dar-lhe todo o amor que ela merece".

Educris com Departamento Diocesano da Catequese da Infância e da Adolescência

 

 




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |