Leiria-Fátima: Campanha para a Quaresma 2016

"Pegadas de Miseridórdia" é o tema da Campanha para a Quaresma 2016 proposta pelo Serviço Diocesano de Catequese de Leiria-Fátima (SDCLF).

Na mensagem publicada no blog do SDCLF o padre José Henrique apresenta a proposta afirmando que a mesma propõe para esta Quaresma a campanha uma caminhada ao "encontro com a Misericórdia de Deus, que se expresse na vivência das obras de misericórdia espirituais".

Tomando por base a liturgia, a proposta "Pegadas de Misericórdia" procura centrar "a atenção nos textos do Evangelho de cada domingo, a partir do qual se propõe a vivência de uma das obras de misericórdia espirituais", afirma.

A iniciativa do SDCLF dirige-se a todas as "famílias e as comunidades da diocese" e apresenta quatro objetivos: "viver a Quaresma como um 'tempo oportuno’ para acolher e expressar a misericórdia de Deus"; "Aprofundar o conhecimento das obras de misericórdia espirituais; Promover o diálogo, a reflexão e a oração em família" e Motivar para a participação das famílias na comunidade".

"Pegadas de Misericórdia propoem, no início da quaresma que as crianças e os adolescentes levem para casa uma folha com um "sinal de trânsito, duas pegadas", e desenham uma pegada sempre que praticarem a ação - obra de misericórdia espiritual - dessa semana.

O material de apoio tem ainda uma proposta de reflexão e oração, para "rezar em família". No final da semana levam o resultado do seu percurso, representada em pegadas, para a catequese ou comunidade.

Ao longo de cada semana até à Páscoa, o convite através de sinais de trânsito é praticar as diversas obras de misericórdia.

O Serviço de Catequese de Leiria-Fátima assinala ainda que "Maria, Mãe de Ternura e de Misericórdia", em quem a diocese centra as "atenções ao longo deste ano" também vai estar presente ao longo deste percurso, mais propriamente no quinto domingo da Quaresma, com a Peregrinação Diocesana a Fátima, a 13 de março.

 

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades