Setúbal: Ecos da formação dos catequistas

Mais de sessenta catequistas reuniram-se no sábado passado, dia 12 de Setembro, no Externato Frei Luís de Sousa em Almada para uma Jornada de Formação sobre “Como trabalhar os 6 catecismos da Infância”. 
O encontro começou com a oração de Laudes. Seguiu-se uma introdução teórica. Partindo de alguns textos da Exortação Apostólica Alegria no Evangelho, do Discurso do Papa Francisco aos Bispos da Conferência Episcopal de Portugal em visita «Ad Limina Apostolorum» (7 Setembro 2015), da conhecida Exortação Apostólica do Papa João Paulo II A Catequese hoje e do bem conhecido Directório Geral da Catequese, refletiu-se sobre a natureza da catequese, os seus objetivos, tarefas e desafios gerais e a identidade do catequista. 
Dividindo o conjunto dos catequistas presentes pelos 6 Catecismos da Infância, cada guia foi trabalhado individualmente com a ajuda de um, dois ou três formadores durante a segunda metade da manhã e da parte da tarde. Num ambiente de proximidade e boa disposição houve oportunidade para entender a estrutura de cada guia e os seus objectivos gerais, planificar o ano, apresentar dúvidas ou dificuldades concretas e familiarizar-se com um ou outro tema desenvolvido pelo respetivo Catecismo.
Antes do almoço, onde os catequistas tiveram oportunidade de partilhar as suas iguarias sumptuosas salgadas e doces, celebramos na simplicidade, como um único corpo, o Mistério da Eucaristia.
Veja todos os materiais usados na sessão de formação AQUI
 
Catequese de Setúbal

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades