Roma recebeu encontro com delegações da Catequese da Europa

Roma recebeu, de 27 a 29 de janeiro, a reunião das Comissões Episcopais para a Catequese das Conferências Episcopais da Europa na sede do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização.

Portugal esteve representado por D. Manuel Pelino Domingues, Bispo de Santarém e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) e por Cristina Sá Carvalho coordenadora do Departamento de Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

Na síntese da reunião, disponibilizada pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização na sua página da web  destaca-se "a grande obra catequética em que as diversas igrejas locais estão envolvidas" e o "serviço generoso de tantos catequistas" bem como "a riqueza da reflexão que ocorre em documentos e orientações pastorais que atraem o ensinamento do Concílio e do caminho percorrido pela Evangelii nuntiandi, Catequese tradendae e Evangelii gaudium", o documento destaca a "intenção de destacar a ligação estreita com o processo da catequese da nova evangelização".

As experiências que mostram prioridades

No documento disponibilizado o Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização recorda-se "o panorama de experiências que surgiu a partir do Encontro" como uma "confirmação do facto de que, quando o compromisso se torna uma prioridade na vida da Igreja, é possível identificar as vias que podem fornecer respostas para os muitos que, ainda hoje, procuram um sentido para as suas vidas". A prioridade está colocada "no forte empenho dos caminhos do catecumenato" percorridos pelas diferentes experiências europeias". Neste sentido destaca-se "o compromisso com a nova evangelização e o chamamento para um ministério missionário".

Este foi o segundo encontro do género, depois da reunião realizada em Puebla (México) em dezembro passado, onde participaram delegações de 11 países da região da América Central, México e Caribe. NO próximos meses o Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização espera "realizar mais encontros" de modo a "completar uma visão abrangente sobre os problemas e desafios da catequese nas diferentes regiões do mundo".

Veja a entrevista de Cristina Sá Carvalho ao programa Ecclesia

Imagem: www.novaevangelizatio.va 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades