EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Sector da Catequese da Diocese do Algarve incentiva partilha com o Haiti

O Sector da Catequese da Infância e Adolescência da Diocese do Algarve enviou às paróquias algarvias uma proposta de campanha de preparação para a Quaresma dos grupos de catequese que incentiva a adesão das crianças e adolescentes à das renúncias quaresmais para o Haiti.

A campanha sugere mesmo que se encontre nas salas de catequese um lugar próprio para a colocação de um mealheiro com essa finalidade. "Podem também estar colocados na mesa alguns símbolos idênticos aos que serão levados à Liturgia dominical, e, ao lado, um pequeno mealheiro para a partilha das renúncias quaresmais, este ano orientadas para ajudar a Igreja do Haiti", refere o texto do documento enviado às paróquias do Algarve.

Recorde-se que, no dia 21 do mês passado, a Diocese do Algarve informou que o seu Bispo decidiu, "depois de reunir com o Conselho Presbiteral e com a Comissão Permanente do Conselho Diocesano de Pastoral", destinar as renúncias da Quaresma de 2010 à Igreja haitiana.

A Campanha Quaresmal, intitulada ‘Com Cristo a caminho da Páscoa', prevê que, na liturgia dominical, sejam apresentados vários símbolos acompanhados de um cartaz com algumas frases, apresentado à comunidade durante a homilia da Eucaristia, e seja feita uma prece por um adolescente que depositará um outro símbolo que lhe está anexo junto dos outros símbolos.

A proposta prevê ainda que cada grupo organize um quadro com uma estação da via-sacra para ser colocado em lugar próprio da igreja no dia em que se realizar a via-sacra orientada pela catequese e no Domingo de Ramos sugere-se que os grupos se insiram na bênção e procissão dos ramos empunhando dísticos próprios.

Em cada domingo, os catequizandos podem também receber uma estampa relacionada com a respectiva temática dominical na qual se propõe uma atitude a cultivar.

Na catequese, a campanha pede que cada catequista afixe na sala de catequese a frase síntese em cartaz, procurando orientar o compromisso para a mesma; que se reze uma oração e que se cante um cântico.

Aquele serviço da pastoral da Igreja algarvia explica que, a campanha em causa "pretende ser apenas uma proposta, e não mais que isso". "Sabemos que há catequistas com muita criatividade que a poderão melhorar, adaptar à realidade da sua paróquia, ou mesmo até de a substituir por outra", acrescenta o Sector Diocesano da Catequese da Infância e Adolescência, explicando ainda que "dado que muitas paróquias têm catequizandos em caminhada catecumenal rumo ao Baptismo", foram escolhidas para a campanha as leituras do ano A.

Webmaster|2010-02-12|13:59:34|Agência Ecclesia




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |