Algarve: Catequistas começam formações

O Sector da Catequese da Infância e Adolescência da Diocese do Algarve (SDCIA) inicia, no próximo dia 25 de outubro, o primeiro Curso de Iniciação para catequistas, previsto no plano de atividades  do SDCIA para este ano pastoral 2014/2015.

A formação, que decorrerá no Seminário de São José, em Faro e terá continuidade no fim de semana de 15 e 16 de novembro, será participada por 66 catequistas oriundos das paróquias de Albufeira (1), Almancil (1), Loulé (1), Luz de Tavira (4), Montenegro (2), Olhão (3), Pechão (1), Santa Bárbara de Nexe (2), São Brás de Alportel (12), São Luís de Faro (2), São Pedro de Faro (11) e Sé de Faro (incluindo a comunidade do Imaculado Coração de Maria) (20) e por cinco seminaristas.

O curso será orientado pela equipa do Sector Diocesano da Infância e Adolescência (SDCIA) e por outros formadores convidados. No primeiro dia, 25 de outubro, serão apresentados os temas “A Palavra – A quem anuncia o Catequista”, pelo padre Flávio Martins; “Acolhimento, sua importância na Catequese”, por Martha Soares; “O que diz a Igreja acerca da Catequese”, pela irmã Josefina Teixeira; e “Como catequizava Jesus”, por Rita Chaves.

No segundo dia, 26 de outubro, os temas serão “O que é a Catequese” e “O que anuncia a Catequese/Que anúncio faz hoje a Igreja”, pela irmã Josefina Teixeira, terminando o dia com a celebração da eucaristia.

No dia 15 de novembro, os temas a apresentar serão “A Bíblia, sua constituição e importância na Catequese”, pelo padre Jesús Ejocha; “Experiência Humana”, por Martha Soares; “Expressão de Fé”, por Rita Chaves; “Psicologia da Infância e Adolescência”, pelo diácono Nelson Rodrigues; e “Catecismo da Igreja Católica”, pelo padre Flávio Martins.

No dia 16, a formação contará com a apresentação da temática “Como anuncia o Catequista/Itinerário Catequético”, pela irmã Josefina Teixeira, seguindo-se um momento de trabalhos de grupo com a preparação de uma catequese que será apresentada.

Do plano de atividades do SDCIA consta ainda um segundo Curso de Iniciação para catequistas a realizar nos dias 21 e 22 de fevereiro e 21 e 22 de março, no Centro Pastoral e Social de Ferragudo.

Fonte: Diocese do Algarve

Imagem: SDCIA



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades