EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Catequeses para a Confirmação e a Eucaristia

O Secretariado Nacional de Liturgia acaba de publicar as "Catequeses para a Confirmação e a Eucaristia". Depois de algumas Catequeses publicadas no Boletim de Pastoral Litúrgica, eis que surge, em livro, as 35 Catequeses que compõe esta caminhada de preparação para a Confirmação e a Eucaristia.

altAs "Catequeses para a Confirmação e a Eucaristia" começaram por ser a resposta dada por escrito, semana após semana, a um grupo de adultos que desejavam completar a sua Iniciação Cristã e conhecer melhor o dom que, em criança, lhes fora dado por Deus, através da Igreja, no Baptismo. 

Aceite o desafio, o trabalho foi sendo feito, pelo autor, nos seus momentos livres, e, não obstante alguns imprevistos, que acontecem quando menos se espera, sempre esteve pronto a horas de ser utilizado pelos catequistas desses adultos, nos encontros semanais que tinham com eles.

Foram aliás, esses catequistas, juntamente com os seus "alunos" e amigos, os primeiros a reconhecer, à medida que as lições iam sendo escritas, expostas e estudadas, algumas qualidades que gostavam de salientar quando falavam do assunto: simplicidade na formulação, clareza na abordagem dos assuntos,riqueza e solidez de conteúdos e, sobretudo, o que era novidade para muitos, a presença mais nítida ou mais velada, duma perspectiva litúrgica que nem sempre aparece claramente sublinhada em livros de catequese. 

Não tardou muito que a audiência dada a este trabalho ultrapassasse as fronteiras paroquiais e voasse, nas asas da Internet, um pouco por toda a parte. Muitos conhecidos e amigos do autor solicitavam-lhe osficheiros do computador, para que pudessem imprimir e utilizar as catequeses, em grupos de adultos que se preparavam para o Crisma. Nenhum pedido ficou sem resposta positiva, começando então a chegar mensagens com a sugestão de que as folhas soltas viessem a transformar-se em livro. 

Entretanto, a redacção do Boletim de Pastoral Litúrgica sugeriu que os temas fossem publicados,ao ritmo de um por número, nas páginas do Boletim.

Esta pequena história justifica que a edição das "Catequeses para a Confirmação e a Eucaristia" tenha sido assumida pelo Secretariado Nacional de Liturgia, apesar de não se tratar, como é óbvio, de um livro litúrgico propriamente dito. Mesmo assim, quer a organização das Catequeses, quer a dimensão celebrativa que aí aparece, correspondem àquelas que  o Ritual da Iniciação Cristã dos Adultos propõe para os catecúmenos (cf. RICA, n. 19, § 1, p. 27).

Por: José de Leão Cordeiro | Secretariado Nacional da Liturgia

Webmaster|2010-02-10|14:35:49




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |