Guarda: Apresentado Plano pastoral

A Diocese da Guarda realizou, no passado dia 11 de Outubro, a Jornada Diocesana de Pastoral onde se apresentou o programa pastoral diocesano do ano 2014-2015.

A iniciativa, que decorreu no  Centro Apostólico Dom João de Oliveira Matos  contou com a participação do bispo da Guarda, D. Manuel Felício e procurou "repensar as formas de fazer evangelização e catequese em toda a Diocese". Na jornadas foram apresentados cadernos de reflexão e formação para os "grupos de base constituidos por cooperadores pastorais" para um programa pastoral de quatro anos.

Em declarações reproduzidas pela RÁDIO RENASCENÇA D. Manuel Felício mostrou-se preocupado com o ensino da catequese na infância e adolescência. Para o prelado "mais do que ensinar é preciso acompanhar e compreender os jovens".

“Acompanhá-los, procurar compreendê-los e desafiá-los a irem por caminhos mais exigentes de vida, porque isso é que dá sabor à vida, um caldo sem sal, não presta, a vida sem tempero não leva a lado nenhum”, compara. “Falta-nos cristãos com perfil e capacidade para intervir nesta sociedade e dar-lhe a volta por dentro porque estamos numa sociedade doente que volta as costas ao essencial”, alerta o Bispo da Guarda.

Na apresentação do programa pastoral da diocese, o Bispo da Guarda realçou que é preciso uma renovação na catequese.

“A nossa catequese de infância e adolescência tem que sofrer renovação, não é apenas ensinar o que vem no catecismo ou a doutrina da Igreja, é mais do que isso, acompanhar na vivência, celebração e na pratica da fé”, disse D. Manuel Felício, acrescentando que “se não envolvermos os pais, os encarregados de educação, as famílias neste processo de conhecer e viver o Evangelho, nós não vamos longe”, concluiu

 

EDUCRIS com RR

Imagem: www.diocesedaguarda.pt

 

 

 

,



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades