EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Fátima prepara exposição sobre a Beata Jacinta Marto

Santuário assinala festa litúrgica de Francisco e Jacinta com um programa especial para crianças
No ano do centenário do seu nascimento, em que o Santuário de Fátima se volta para figura de Jacinta Marto e a toma como especial modelo, o Departamento de Arte e Património (DAP) do Santuário de Fátima prepara uma exposição sobre esta importante figura da história e da mensagem de Fátima.

A inauguração da exposição, que ficará patente no vestíbulo do convivium de Santo Agostinho, na Igreja da Santíssima Trindade, decorrerá a 11 de Março, no dia dos cem anos do nascimento de Jacinta Marto.

Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário, Marco Daniel Duarte, responsável pelo DAP, contextualiza este novo projecto: “Com a mostra, encerra-se o projecto que iniciou no ano anterior, quando se expuseram vários objectos do património histórico-artístico, documental e bibliográfico sobre a figura do Beato Francisco. Os visitantes poderão contemplar vários objectos que pertenceram à mais nova das crianças videntes e alguns dos documentos que fizeram a história de Fátima, material especialmente museografado a fim de ajudar a melhor entender a vida e espiritualidade da Beata Jacinta Marto”.

À semelhança da exposição de 2009, sobre Francisco Marto, também esta vai buscar às palavras do Papa João Paulo II, proferidas no dia da beatificação dos dois pastorinhos, a 13 de Maio de 2000 em Fátima, o título desta iniciativa: “Jacinta Marto: candeia que Deus acendeu”.

Festa Litúrgica

No 90º aniversário da morte da Beata Jacinta Marto, a 20 de Fevereiro, a Igreja celebra a Festa litúrgica dos Beatos Francisco e Jacinta Marto, dois dos três pastorinhos videntes de Fátima.  De novo este ano, o Santuário de Fátima prepara um programa que se volta sobretudo para as crianças, num convite que se alarga às suas famílias para tempos de oração, catequese e celebração eucarística.

Por estar vigente desde final de 2009 a realização mensal de um programa especifico direccionado para os mais novos, intitulado “UM DIA COM AS CRIANÇAS” e agendado sempre para o terceiro sábado de cada mês, cumprir-se-á também no dia 20 este mesmo programa para festa dos pastorinhos beatos de Fátima.

Programa

10:00 - Acolhimento, no Convívio Santo Agostinho, no piso inferior da Igreja da Santíssima Trindade (ISST).

10:15 - Preparação da celebração, na sala da Jacinta (piso inferior da ISST).

11:00 - MISSA, na ISST, com participação das crianças.

12:15 - CATEQUESE sobre a Mensagem de Fátima, na sala da Jacinta.

13:00 - Almoço (livre).

14:30 - Preparação da Adoração, na Capela da Morte de Jesus (piso inferior da ISST, na zona da Reconciliação).

14:45 - ADORAÇÃO EUCARÍSTICA, na Capela da Morte de Jesus.

15:30 - Despedida, na Capelinha das Aparições.

Webmaster|2010-02-08|14:39:29|Santuário de Fátima




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |