Viseu: Lançamento de Vitamina espiritual

O Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC) de Viseu acaba de lançar a iniciativa "Vitamina espiritual:Uma proposta para o mês de maio".

O mandato do Apóstolo S. Paulo possui, à primeira vista, alguma dificuldade de compreensão: “Sede sempre alegres! Orai sem cessar! Em tudo dai graças!” (1 Ts 5, 16-18a).

São três imperativos que dimensionam a existência do cristão: Ser, Orar e Dar! Mas como é possível estar sempre alegre, rezar ininterruptamente e agradecer de forma constante? Podemos perspetivar uma resposta neste sentido: a alegria é dom do Espírito, é a perfeição do amor a Cristo; por isso, mesmo quando se sofre, pode viver-se de forma alegre. Alguém observava que os próprios nomes dos cristãos revelam esta alegria e otimismo cristão: Vitor, Gaudêncio, Gaudioso, Hilário (Ramsey). Também os nomes femininos: Felicidade, Prazeres, Glória, Letícia, vão nesta mesma linha. A alegria é uma qualidade permanente que se funda na fé, na esperança e na certeza de que Deus está connosco.

Rezar sempre é uma inquietação para muitos, que não se pode entender como um simples recitar de orações, mas de viver em união profunda com Deus, nos momentos críticos e nos mais comuns. Esta consciência da sempre presença de Deus, leva-nos a cultivar um agradecimento também ele permanente.

 

Talvez a habituação a este ‘fármaco’, possa concluir com a experiência do ‘Peregrino Russo’: “Eu me habituei de tal maneira à oração que, se parasse um instante sequer, sentiria um vazio, era como se tivesse perdido alguma coisa!” (‘Relatos de um Peregrino Russo’, p. 45).

Rezar sempre! Não significa, nem implica alienar-se da realidade e do contexto vital, real e concreto; mas é uma forma diferente de encarar a problemática da existência.

 Foram estas interpelações de S. Paulo que levaram o Secretariado Diocesano da Educação Cristã da Diocese de Viseu a promover esta iniciativa: incentivar à oração! Encontrámos uma forma, que nos parece ir ao encontro deste objetivo: através de uma “caixinha de vitaminas espirituais”. Usando o esquema farmacêutico de um medicamento, introduzimos a Mensagem Cristã, no aspeto concreto da oração. Chamámo-lo “Shalom”, porque é uma palavra forte da Sagrada Escritura e que traduz o desejo de um voto de bem integral para o outro.

 Este “medicamento” para tantas dificuldades foi lançado oficialmente no dia 4 de Maio, na Paróquia do Viso (Viseu). Do programa de apresentação da ‘Vitamina’ espiritual, entre outros, constaram alguns momentos bíblicos e musicais, com a participação de pais, jovens e crianças…

Mas estas “vitaminas” estarão acessíveis e disponíveis para todos, garantindo um bem-estar integral.  Quem quiser ‘tomar’ antecipadamente esta ‘Vitamina’, pode dirigir-se ao SDEC, no Centro Pastoral de Viseu e solicitar as que desejar. Também se encontra na Livraria Diocesana ‘Jornal da Beira’.

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades