Encontro vicarial do 10.º ano da catequese de Leiria

Cerca de 170 adolescentes das várias paróquias da vigararia de Leiria participaram, no passado dia 1 de fevereiro, num encontro subordinado ao tema “Eu + Família + Ele = ?”.

Organizada pela equipa vicarial de catequese, a iniciativa visou “ajudar os adolescentes a compreender o valor da família e os valores cristãos que lhes estão subjacentes, levando-os a valorizarem a família onde nasceram e a que poderão vir a constituir, se for essa a sua vocação, bem como a integração na família que é a comunidade cristã”, refere o padre André Batista, pároco da Barosa, que acolheu o evento.

Os participantes foram convidados a trazer para o encontro “toda a sua vida – afetos, defeitos, qualidades, relações, sexualidade… – inserida no seu contexto familiar atual e no projeto familiar que sonham um dia vir a constituir, envolvendo toda essa realidade no certeza do amor de Deus”. O ponto de interrogação que encerra a equação que serviu de tema era “o desafio a que cada um chegasse a uma resposta pessoal sobre o modo de concretizar essa vivência pessoal e familiar no amor de Deus”, aponta o padre André. Como texto inspirador, o excerto da Primeira Carta de S. Paulo ao Coríntios que refere os cristãos como membros do mesmo e único Corpo de Cristo.

Depois de apresentado o tema e feita uma oração em conjunto, os adolescentes e os catequistas foram distribuídos por “famílias” e partiram para a realização de nove ateliers, dinamizados por cada uma das paróquias, “onde eram confrontados com situações concretas de dificuldades no seio familiar, às quais tinham de dar resposta, assumindo um papel distinto de pai, mãe, avô, tio, filho, etc.”. Aí tinham de explorar os valores do respeito, diálogo, partilha, tolerância, amor, oração, compreensão, perdão e disponibilidade. Após o almoço partilhado, cada um fez a sua síntese da atividade e, juntando o contributo de todos os elementos, cada grupo construiu o seu modelo de família.

A celebração eucarística de encerramento “foi o momento de fazer a síntese do que foi vivido ao longo deste dia, de colocar a vida de cada um daqueles adolescentes, das suas famílias, dos seus sonhos e projetos diante de Deus e, ao mesmo tempo, de envio para a vida quotidiana”, relata o pároco da Barosa. E conclui com o “balanço muito positivo” partilhado por todos: “o encontro foi uma experiência de encontro com Cristo e com a proposta que a Igreja faz a estes adolescentes que se encontram numa fase de começar a idealizar e a projetar o seu futuro”.

Fonte: http://www.leiria-fatima.pt/ 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades