Luxemburgo: Catequistas lusófonos em Formação

O Seminário do Luxemburgo recebeu cerca de 80 catequistas lusófonos naquela que foi a décima edição das Jornadas Nacionais dos Catequistas de Lingua Portuguesa.

 

O evento pretendeu "ser uma etapa de formação e capacitação dos leigos" que, no Luxemburgo, "se dedicam de forma "forma gratuita e generosa", ao "ministério da educação cristã da infância e adolescentes" explica um comunicado enviado ao www.educris.com.

"As crianças, além da instrução religiosa e moral que frequentam na escola, são inscritas voluntariamente pelas suas famílias na catequese semanal. Através de encontros, celebrações e testemunhos, adquirem um maior conhecimento e, sobretudo, experiência comunitária da vida cristã", afirma o documento.

Os 80 catequistas, originários do "norte, centro e sul do Grão-Ducado" tiveram três módulos de formação:"Gerard Kieffer que abordou a temática "da actual realidade eclesial do Luxemburgo; O padre  Rui Pedro que falou sobre a vocação e missão do leigo catequista e a irmã  Perpétua Coelho que refletiu sobre a exigência da pastoral de conjunto na igreja local".

 A Jornada é organizada pela Equipa Pastoral Língua Portuguesa (EPLP), grupo de coordenação e animação constituído pelos sacerdotes, religiosas e leigos que servem as Comunidades dispersas no país.

“A Igreja que somos, presente no Luxemburgo” foi o tema que, este ano, reuniu cerca de 80 pessoas – jovens e adultos - provenientes do 

A Jornada concluiu-se com a celebração da Eucaristia dominical onde os catequistas receberam o “envio missionário” para mais um ano de serviço à transmissão da fé.

O evento integrou-se no Ano da Fé que a Igreja está a assinalar e foi vivido em comunhão com a Jornada Internacional dos Catequistas (CIC) que aconteceu, em Roma.

Imagem: Igreja do Luxemburgo



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades