CIC: Celebrar a diversidade de uma só fé

Mais de 1600 catequistas, 5 continentes, 50 países representados mais de 200 voluntários. Assim se compões nesta tarde, e pela primeira vez, o Congresso Internacional da Catequese (CIC) que decorre em Roma até ao próximo dia 28 de Setembro.

 Na saudação inicial de boas vindas aos participantes do CIC Octavio Ruiz Arenas, Secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização agradeceu a presença de todos e lembrou que “são necessárias Comunidades que possam narrar, testemunhar e viver a fé numa caridade verdadeiramente vivida”. Fazendo eco do paradigma a que este CIC se dedicou de “deseja colocar o ícone do encontro do Ressuscitado com os discípulos de Emaús como paradigma da nossa história de crentes “ Octavio Arenas afirmou que “ o ensinamento catequético é um dos momentos mais importantes da vida cristã. É a maneira de transmitir, no quotidiano, a vida cristã.

No final da sua intervenção o Secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização reforçou a ideia de que os catequistas “são a força de toda e qualquer comunidade cristã” e lembrou que “ a evangelização nunca é um ato isolado” não dependendo apenas dos catequistas mas “de todo a comunidade cristã a começar pelo bispo de cada diocese”. Para este responsável o que está em causa “não são apenas as mudanças de catecismos ou a criação de novos recursos pedagógicos” mas a mudança mais duradoira e profunda que passa “por mudar o coração de todos de modo a que tenhamos um coração aberto a Deus”. Assim, torna-se necessário “construir centros de nova evangelização para que os leigos possam falar de Cristo de maneira profunda e coerente”, disse.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades