JNC: A Caridade é a expressão central da fé cristã

Cardeal-Patriarca de Lisboa presidiu, esta manhã, à eucaristia das Jornadas Nacionais de Catequese(JNC), numa cerimónia onde se homenageou Maria Luísa Paiva Boléo, catequista e catequeta, pelos seus 50 anos ao serviço da catequese em Portugal.

 

Na manhã do segundo dia das JNC o Cardeal-Patriarca de Lisboa, sublinhou, partindo da experiencia bíblica de Job, que “a caridade e o seu exercício é a expressão máxima da fé cristã”. “Job, que era um homem justo, vê-se provado pelas vicissitudes da vida e pela inveja dos outros. Por nenhum momento maldiz a Deus ou a sorte que teve mas, passada a experiência, afirma que a mesma lhe permitiu conhecer verdadeiramente a Deus”. Para D. José Policarpo as leituras de hoje “sublinham a caridade no concreto da vida [ndr: o evangelho era o do bom Samaritano] permitindo sublinhar o ardor da fé na ideia emanada pelo Papa João Paulo II”.

No início do ano da fé o bispo de Lisboa lembrou que “o grande desafio para o ano da fé não é o de organizar bem as coisas, ao nível das estruturas da Igreja, nem de realizar muitos cursos que falem sobre a fé” mas que “se faça uma experiência forte de Jesus”. “Tomara que, no final deste ano, possamos dizer, como Job, que Deus não é alguém de quem nos falaram mas alguém que me está próximo e que conheço face a face”.

No final da homília o Cardeal-Patriarca de Lisboa afirmou que “estamos no momento em que precisamos de responder à pergunta de quem é o meu próximo?”. Para D. José a caridade cristã é “encontrar a minha vida com a do irmão e dar prioridade à vida dele. Só assim existe anúncio”, concluiu.

No final da eucaristia Maria Luísa Paiva Boléo, professora de EMRC, catequista e catequética foi homenageada pelos seus 50 anos ao serviço da catequese do país. Recorde-se que Maria Luísa Paiva Boléo esteve na génese do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) e na criação e estruturação do percurso catequético da infância-adolescência e dos primeiros catecismos. Atualmente exerce funções na Catequese de Lisboa e colabora com o SNEC em vários projetos.

Veja todas as fotografias das Jornadas em www.facebook.com/educris.pt



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades