EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Viseu: «ousadias» mostram projetos das escolas católicas

As escolas participantes da edição de Viseu das Jornadas Locais apresentaram, no final da manhã de sábado, um conjunto de «ousadias» do que se vai fazendo em cada realidade educativa.

Após a conferência «Que desafios se colocam à escola católica como espaço de evangelização», proferida por D. Ilídio Leandro, bispo de Viseu, as treze instituições mostraram, “em jeito de partilha e diálogo”, pequenos projetos e iniciativas que marcam “a identidade da escola” enquanto projeto “de matriz católica”.

Todas as escolas católicas destacaram as diversas iniciativas ligadas à pastoral e ao plano educativo de cada instituição que privilegia uma educação integral que integra todas as dimensões da pessoa.

No final das apresentações o responsável diocesano da Escola Católica da diocese de Aveiro, professor Ricardo, sintetizou as apresentações das escolas afirmando que “o evangelho está presente em todas as disciplinas do currículo”.

Para este responsável os pequenos vídeos das escolas católicas presentes mostram que “a Escola é lugar de encontro e de confronto”:

“Um lugar onde cada um de nós, educadores, somos exortados a sermos testemunhas da luz”.

Tarde marcada por perguntas aos agentes educativos

Na parte da tarde os educadores encontraram-se em pequenos grupos para, juntos, responderem a um conjunto de questões deixadas pelo bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro.

O prelado convidou as escolas apensarem sobre a missão da escola católica na construção da sociedade em Portugal e interpelou os agentes sobre “quais os aspetos mais característicos do cristão na sua ação transformadora”.

A 3ª edição das Jornadas locais das Escolas Católicas vai realizar-se a 11 de março no Porto e conta com a presença de D. António Francisco dos Santos. 




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |