EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Viseu: Escolas Católicas realizam 2ª edição das Jornadas Locais

O Seminário maior de Viseu recebe amanhã, dia 4 de fevereiro, a segunda edição das Jornadas locais das Escolas Católicas sob o tema «Como é que o Evangelho trespassa o nosso projeto educativo?». A iniciativa espera reunir 12 colégios de cinco dioceses num total de mais de uma centena de responsáveis e agentes de educação.

A iniciativa, promovida pelo Departamento da Escola Católica  do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) visa dar corpo a "uma ideia antiga" e tem como principal objetivo “criar comunhão entre as diferentes escolas católicas de modo a discernir o que nos é pedido pela Igreja”, revela Elisa Urbano do SNEC.

Para abordar os desafios que se colocam às Escolas Católicas das dioceses participantes neste encontro (Viseu, Aveiro, Lamego, Vila Real e Guarda) os agentes educativos vão contar com a presença do bispo de Viseu, D. D. Idílio Leandro, que vai apresentar uma reflexão sobre o tema «Que desafios se colocam à Escola Católica como espaço de evangelização?».

Ousadias: Qual a marca da tua escola?

Após as conferências dos prelados as Escolas Católicas participantes vão apresentar o projeto «Ousadias».

Para Elisa Urbano esta ideia surge da constatação das “diferenças existentes” e da “riqueza que essas diferenças representam” na Educação Católica em Portugal:

“Constatámos que existem muitas diferenças entre os Colégios que vão desde a sua localização geográfica, ao próprio carisma de cada congregação ou diocese e passando, naturalmente pela população que servem no dia a dia”.

Assim “partindo do princípio de que todos têm algo para dar lembrámo-nos de partilhar o que já fazemos em termos de evangelização nas nossas escolas”, adianta.

O «Ousadias» vai contar com a projeção de um pequeno vídeo, de cerca de 3 minutos, por colégio, mostrando o caminho construído em termos de evangelização em cada instituição de ensino.

No fundo “pretendemos mostrar como vivemos o evangelho nas nossas atividades e o que gostaríamos de fazer”, afirma.

Tarde marcada por reflexão e partilha

Da parte da tarde os colégios reúnem-se no Colégio Via-Sacra, na cidade de Viseu, para partilharem a manhã e procurarem respostas comuns para os desafios da educação católica.

Atualmente existem em Portugal 143 escolas católicas que servem uma população estudantil superior a setenta mil alunos.




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |