Barcelona: Simpósio antecipa Sínodo dos Bispos 2018

O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) vai promover, entre amanhã e 31 de março, em Barcelona, um simpósio dedicado ao acompanhamento pastoral dos mais novos com destaque para as àreas da pastoral juvenil e universitária, catequese, ensino religioso escolar e escolas católicas. A iniciativa vai contar com a presença de representantes da Conferência Episcopal Portuguesa.

Da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) marca presença D. António Moiteiro, bispo de Aveiro, D. Nuno Brás, bispo auxiliar de Lisboa, Elisa Urbano, do departamento das Escolas Católicas, Cristina Sá Carvalho, departamento da Catequese e Fernando Moita do departamento da EMRC no SNEC.

A iniciativa está inserida na preparação do próximo Sínodo dos Bispos em 2018, que o Papa Francisco dedicou aos jovens e procura servir de "base de reflexão para a próxima assembleia plenária do CCEE, que terá lugar em Minsk (Bielorrússia) entre 28 de setembro e 01 de outubro.

O simpósio pretende dar "oportunidade para uma reflexão conjunta acerca da melhor forma de acompanhar as novas gerações, não só na sua jornada de fé mas também no seu desenvolvimento humano integral" e dar a possibilidade de "escutar as reflexões e testemunhos de diversos diretores nacionais de pastoral e de jovens", explica a organização.

No site do simpósio a CCEE publicou um texto, dirigido àqueles que vão participar no encontro, mas que pode ser consultado por quem quiser, e que quer “promover uma reflexão interdisciplinar a nível europeu”. O documento pode ser descarregado em inglês, espanhol e italiano.

Elisa Urbano, do departamento das Escolas Católicas do SNEC, em entrevista recente ao EDUCRIS destacava a necessidade de "haver lugar ao discernimento e à atenção aos sinais dos tempos" procurando "escutar os mais novos e apresentar-lhes sentido".



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades