EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Encontro nacional avalia catequese em mudança

O presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã considera que a catequese está a passar de um modelo que "durante muito tempo" privilegiou a teoria, para uma abordagem que inclui aspectos ligados aos sentidos e à acção. 

O ensino dos fundamentos da fé é "antes de tudo uma experiência de vida cristã, onde entram conteúdos, testemunhos, oração, celebração litúrgica e vivência da caridade na comunidade", explicou D. Tomaz Silva Nunes à Agência ECCLESIA. 

O prelado adverte que não se pode transformar a antiga insistência "nas noções e no aspecto mais racional" noutro extremo "em que esta dimensão é esquecida, sobrevalorizando-se a experiência que sublinha os aspectos emotivos". 

A adesão dos jovens a Jesus e à Igreja exige a aplicação de "metodologias adequadas" que englobem todas as dimensões da fé, pelo que é preciso conjugá-las "com equilíbrio e harmonia".

O bispo auxiliar de Lisboa chama também a atenção para a importância dos exemplos: "Quando os adolescentes sentem que há jovens e adultos que têm uma fé vivida com alegria e que é determinante para os valores e critérios que inspiram a sua vida e os comprometem na acção, eles sentem-se interpelados e seduzidos". 

Este responsável caracterizou a adolescência como "um tempo de desabrochar repentino e acidentado", marcado pelo corte das "amarras da dependência familiar" e abertura à "relação com os outros", o que não a impede de expressar e aprofundar a espiritualidade cristã. 

"Às vezes há a ideia de que os adolescentes não conseguem concentrar-se, mas a verdade é que conseguem fazer silêncio e entrar dentro de si", salienta o prelado, referindo que eles aderem "com muito interesse e entusiasmo quando as propostas são exigentes e profundas em termos de conhecimento e vivência espiritual".

D. Tomaz Silva Nunes vai presidir esta Terça-feira à abertura do Encontro Nacional da Catequese, que decorre no Funchal até 8 de Abril.

A iniciativa, que conta com a presença de cerca de 50 participantes de todo o país, será dedicada ao tema "A Catequese dos Adolescentes", entendidos como os jovens inscritos entre o 7.º e o 10.º - e último - ano da catequese.

"Pretendemos aprofundar o conhecimento sobre esta faixa etária como etapa muito importante do desenvolvimento humano e da estruturação da personalidade, onde o conhecimento e a adesão a Jesus Cristo são um grande desafio", diz o prelado, que destaca o carácter abrangente dos assuntos a desenvolver no encontro.




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |