Braga: II Jornadas de reflexão das Pessoas com Deficiência quer “desmitificar ideias e preconceitos»

Iniciativa decorre em Braga a 11 de maio

«Envolver para melhor viver» é o tema abrangente das II Jornadas de Reflexão das Pessoas com Deficiência que o Auditório Vita, em Braga, acolhe no próximo dia 11 de maio, a partir das 9h30.

“Esta iniciativa pretende desmistificar ideias e preconceitos que, por vezes, pairam, carregando as vidas das pessoas que padecem de determinada condição”, explica o Departamento da Pastoral das Pessoas com Deficiência da Arquidiocese de Braga.

Dirigida “toda a comunidade em geral, pessoas com ou sem deficiência, desde jovens a mais experientes, pessoas ligadas, ou não, à Igreja, catequistas, párocos, entre outros”, a iniciativa vai contar com a presença de D. José Cordeiro, arcebispo de Braga, a coordenadora nacional da Pastoral da Deficiência, Carmo Diniz.

Presente nas II jornadas a antiga secretária de Estado para a Inclusão, Ana Sofia Antunes, profere uma conferência, pelas 10h00, sob o tema «Resiliência e integração da pessoa com deficiência».

D. José Traquina, bispo de Santarém e presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social aborda o tema da inclusão, a partir das 11h00.

O encontro fica marcado, ainda, pela realização de quatro workshops com os temas «Deficiência e Afetividade»; «Deficiência e Espiritualidade»; «Deficiência e Integração Eclesial» e «Deficiência e acessibilidade em Igreja».

“Desafiámos personalidades que, de alguma forma, têm uma vivência com a deficiência, e que deixam o seu testemunho sobre a forma de lidar com a mesma e sob um contexto e ponto de vista da fé cristã, tendo em conta os seus pilares e os desafios que o mundo nos traz”, desenvolve o comunicado.

Após o almoço tem lugar o “momento cultural”. As II Jornadas terminam com a eucaristia, pelas 17h00, sob presidência de D. José Cordeiro, na Capela da Imaculada Conceição, no Espaço Vita.

A inscrição nas II Jornadas de Reflexão das Pessoas com Deficiência podem ser realizadas até dia 5 de maio através de um formulário disponível online.

Educris|30.04.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades