Igreja/Cultura: «organizar a Esperança» é tema central das «Conferências de Maio»

Iniciativa vai contar com três encontros presenciais e um online

O Centro de Reflexão Cristã (CRC), volta a promover, durante este mês, as tradicionais «Conferencias de Maio».

“Esta iniciativa tem ajudado, ao longo de décadas, a pensar a Igreja e o mundo, e este ano queremos dedicá-las à esperança”, lê-se no comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

Afirmando-se “inspirados no discurso do Papa Francisco no CCB (2-8-2023)” e “antecipando o Jubileu da Esperança em 2025”, a organização que refletir sobre “estaleiros da esperança” de modo a poder “organizar a Esperança, em tempos sombrios”.

Apelidadas de “estaleiros” as três primeiras conferencias decorrem no centro Nacional de Cultura em Lisboa, sempre com início marcado para as 18h00.

“Procurámos juntar o conhecimento da investigação à sabedoria da ação concreta, entrecruzando diferentes áreas, e agradecemos a todos os intervenientes deste programa a voz própria que trarão ao diálogo”, desenvolve a nota.

A 7 de maio acontece o primeiro ‘estaleiro’. Assunção Cruz, diretora de Desenvolvimento da SEMEAR junta-se a Carlos Da Camara, climatologista e Maria José Roxo, geógrafa, para aprofundarem o tema «Guardando o Ambiente» sob moderação de Juan Ambrosio.

Uma semana depois, a 14 de maio «Gerando Futuro» vai contar com a poeta e historiadora Ana Paula Tavares, Ricardo Saldanha, diretor de Inovação, Romualda Fernandes, jurista e política, sob a moderação de João Costa.

O último ‘Estaleiro’ decorre a 21 de maio, sempre no Centro Nacional de Cultura, e reúne Amélia Simões Figueiredo, Cristina Sá Carvalho, Madalena Videira e António Líbano Monteiro sob moderação do padre António Pedro Monteiro, para analisar o tema «Cultivando a Fraternidade».

O ciclo de 2024 encerra com o tema «Organizando a Esperança», exclusivamente online, a 27 de maio, e conta com a participação de Carmen Yañez, poeta do Chile, a irmã Magdalena Herrera, das Filhas da Caridade, em Espanha e Maria Clara Bingemer, teóloga brasileira, sob moderação de Cátia Tuna.

Todas as conferências são de entrada livre.

Educris|01.05.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades