Papa reza pelas vocações e lembra que «a formação não termina»

«Vídeo do Papa» deste mês de maio é dedicado à formação Humana, Pastoral, Espiritual e comunitária das religiosas e religiosos e dos seminaristas

A intenção de oração do Papa, neste mês mariano, é dedicada à formação das religiosas, dos religiosos e dos seminaristas. Na sua vídeo-mensagem, difundida pela Rede Mundial de Oração do Papa e realizada com a colaboração da Arquidiocese de Los Angeles e com o apoio da aplicação Hallow, Francisco insiste que “cada vocação é um ‘diamante bruto’ que deve ser polido, trabalhado, que deve ser moldado em todas as suas faces”.

O Papa lembra que a formação inicial não deve centrar-se apenas na aquisição de conhecimentos, mas na experiência de um encontro profundo com Jesus.

“De modo que os leve a ser testemunhas credíveis do Evangelho”, explicita.

Consciente de que a vida comunitária é central para os religiosos e religiosas, ou mesmo para os sacerdotes, Francisco exorta ao reforço da experiência, logo na formação inicial pois “não é o mesmo viver juntos que viver em comunidade”.

Para o Papa viver e relacionar-se com os outros nem sempre é fácil, mas a vida comunitária é sempre uma escola de santidade onde se cresce nas diversas virtudes humanas e se aprende a ir além de si mesmo.

As cenas que acompanham o pensamento do Papa foram filmadas na Arquidiocese de Los Angeles, nos Estados Unidos da América, e retratam a ideia de que a formação é um caminho continuo, pois, “um bom sacerdote, uma religiosa, deve antes de tudo ser um homem, uma mulher formados, trabalhados pela graça do Senhor”.

No final de «O Vídeo do Papa» Francisco eleva a sua oração “para que as religiosas, os religiosos e os seminaristas cresçam no seu caminho vocacional através de uma formação humana, pastoral, espiritual e comunitária, que os leve a serem testemunhas credíveis do Evangelho”.

Educris|30.04.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades