Espanha: Providência cautelar impede remoção de Cruz histórica

Só uma providência cautelar interposta para o Tribunal Superior de Justiça de Valência permitiu a suspensão, ontem, dos trabalhos de remoção e destruição de uma cruz histórica e do seu pedestal, na cidade de Alicante.

Este caso tem gerado grande polémica na cidade, com a mobilização de muitos habitantes que se revezaram, ao longo de cerca de 400 dias, junto ao monumento procurando "impedir a destruição do monumento", revela a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).


A decisão de remoção da cruz, localizada no adro da igreja, em Callosa de Segura, foi tomada pela edilidade local apesar da oposição de grande parte dos habitantes locais, pois representava as pessoas assassinadas no município, entre os quais dois sacerdotes, durante os anos da terrível guerra civil espanhola.

O presidente da câmara municipal local, Francisco José Macià, decidiu retirar a cruz em cumprimento da “Lei da Memória Histórica” que prevê a “retirada de monumentos, símbolos ou nomes de lugares públicos relacionados com a Guerra Civil Espanhola” e, depois, com os tempos da “ditadura de Francisco Franco”.

Apesar de os monumentos da Igreja Católica estarem de fora da alçada desta lei, a verdade é que a edilidade avançou mesmo com a remoção da cruz, o que se iniciou na passada segunda-feira.

Tem sido enorme a contestação por parte da comunidade católica de Callosa de Segura em relação a este caso. A Associação Espanhola ‘Advogados Cristãos’ já informou que irá apresentar uma queixa contra o prefeito local (presidente da câmara) “pela retirada da cruz da praça da igreja”, tendo interposto uma providência cautelar para que a Justiça impedisse a continuação dos trabalhos, o que aconteceu ontem, quinta-feira.  

Agora, com esta decisão do Tribunal Superior de Justiça de Valência, os trabalhos de remoção da cruz e de destruição da estrutura monumental foram suspensos, acreditando os autores da petição que poderá vir a ser possível devolver a cruz ao local onde sempre esteve desde 1940.

Educris com AIS

02.02.2018



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades