Visita surpresa, ao interior da Basílica de São Pedro, provocou reações de alegria e oração dos peregrinos e turistas presentes no espaço
O Papa saiu hoje da Casa de Santa Marta, onde vive desde a sua eleição em 2023, e foi visto a rezar Basílica de São Pedro. Numa cadeira de rodas, e com cânulas nasais, para respirar melhor e uma manta para se proteger do frio, a presença do Sumo Pontífice foi motivo de alegria para cerca de “uma centena de fiéis entusiasmados que se aproximaram para o saudar e receber a bênção”, dá conta o portal Vatican News, da Santa Sé.
Muitos dos fiéis aproveitaram para saudar e pedir a bênção do Papa Francisco que rapidamente “viralizou” na internet em tempo de redes sociais.
O serviço de informação do Vaticano informou, à posteriori, que a visita do Papa à Basílica de São Pedro, aconteceu pelas 13h00 locais, menos uma hora em Portugal continental, e serviu para Francisco rezar junto do túmulo de São Pio X, do qual é devoto.
Recorde-se que São Pio X liderou a Igreja Católica no período que antecedeu a primeira guerra mundial (1903 até 1914).
Presente na Basílica de São Pedro o monsenhor Valerio Di Palma,afirmou ter ficado comovido com a presença do Papa.
“Comoveu-nos vê-lo assim, ‘à paisana’, simples. Todos choravam, até o pessoal da segurança”, contou aos meios de comunicação do Vaticano.
Francisco cumprimentou, ainda, alguns trabalhadores que estão a efetuar trabalhos de restauro na Basílica e agradeceu-lhes a tarefa.
Depois de permanecer internado durante vários dias na clínica Gemelli, esta é a segunda saída da Casa de Santa Marta. No passado domingo, e 55 dias depois do último ato público, o Papa fez-se presente no final da eucaristia que concluiu Jubileu dos Doentes e Mundo da Saúde, no último domingo, na Praça de São Pedro.
Recorde-se que o Papa Francisco esteve internado de 14 de fevereiro a 23 de março naquele que foi o maior internamento do atual pontificado. O diagnóstico apontou para uma infeção polimicrobiana das vias respiratórias, com posterior pneumonia bilateral.
Educris|10.04.2025