Publicações: Revista «Brotéria» com artigo sobre uso de smarphones nas escolas

Novo número conta com artigo de Pedro Valente sobre o uso dos dispositivos móveis nas escolas

«Cliques contra a Humanidade: O uso dos Smartphones nas Escolas» é o título do artigo de fundo que Pedro Valente, diretor pedagógico do Colégio São João de Brito, em Lisboa, assina na revista «Brotéria».

Dentro desta edição «agosto/setembro» da revista cultural de inspiração cristã da responsabilidade da Companhia de Jesus (Jesuítas), em Portugal, o também docente de Português sustenta que “a dependência dos smartphones te impacto na nossa evolução como espécie” e aprofunda o modo como os mesmos podem entrar na dinâmica pedagógica.

“Esta dependência tem impacto na nossa evolução como espécie e, se isso não significa que os devamos proibir radicalmente, significa, menos ainda, que os devamos aceitar sem questionar esse impacto”.

O autor convidado pelo portal da Companhia de Jesus (Ponto SJ) dá conta da existência de dados que “apontam no sentido de que o uso do smartphone em ambiente escolar não é benéfico para a aprendizagem, razão pela qual são cada vez mais as escolas a proibirem-no” e considera “inquietante” o modo como o desenho das plataformas digitais perturbam “aspetos elementares da aprendizagem como o controlo inibitório, a memória de trabalho e a reflexão”.

“Pensando na educação enquanto formação integral dos alunos, é também a construção de um projeto de vida que se vê potencialmente prejudicada.

Para além deste artigo sobre o impacto dos smartphones na vida das escolas o número da «Brotéria» conta com artigos interessantes em diferentes áreas do saber e o contributo de autores como José Frazão Correia SJ, Gustav Shörghofer SJ, Silvano Petrosino, Eduardo Amaral SJ, José Eduardo Franco, Susana Mourato Alves-Jesus e Francisco Martins SJ.

Lançada em 1902 a «Brotéria» oferece, todos os meses, “uma reflexão escrita serena e rigorosa sobre o mundo e contribuindo para a discussão dos principais temas de hoje na literatura, política, arte, história, filosofia, religião e bioética”.

Pode adquirir a revista deste número duplo AQUI

Educris|04.09.2024

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades